Secretaria da Saúde reforça ações de prevenção e combate às hepatites
Aplicação de testes rápidos será feita no próximo sábado, para a população interessada
Foto: Reprodução/EBC
Erradicar a hepatite do tipo C e neutralizar os casos do tipo B até 2030, são metas da Secretaria da Saúde de Marau. Para isso, atividades voltadas ao enfrentamento da doença ocorrem de forma permanente e são reforçadas em datas especiais. Nesta semana, por exemplo, acontece uma capacitação para os profissionais da pasta, orientada pelo médico Mateo Foresti Casagrande, especialista no assunto. Incentivo às medidas preventivas, como vacinação, uso de preservativo, uso de acessórios de manicure individualizados, pré-natal, são pauta do treinamento.
Fernanda Garbin, enfermeira que coordena as ações da Secretaria da Saúde de Marau, explica que as Estratégias de Saúde da Família – ESFs do município, estão munidas com aparelhos que realizam testes rápidos de diagnóstico da doença. Segundo ela, quando aplicados e obtidos resultados positivos, os profissionais obedecem a um protocolo de tratamento. Quanto mais precoce for a detecção da doença no organismo, mais eficiente tende a ser esse tratamento, explica ela.
A enfermeira revela que no próximo sábado, 04/08, os testes de detecção do vírus da hepatite serão aplicados na Praça Dr. Elpídio Fialho, para a população interessadas. A atividade será desenvolvida durante todo o dia, também com testes de detecção rápida de sífilis e HIV de forma gratuita.
Comentários