Sistema para regulação de internações hospitalares começa a ser utilizado em Caxias do Sul a partir de sábado (1/4)
A implementação do sistema em todo o Estado é um trabalho da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que o utiliza para regulação estadual e unificação das filas de espera por internações no Sistema Único de Saúde (SUS)
A partir deste sábado (1/4), a Central Municipal de Regulação de Caxias do Sul começa a utilizar o sistema Gerint para gestão da regulação de internações hospitalares. A implementação do sistema em todo o Estado é um trabalho da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que o utiliza para regulação estadual e unificação das filas de espera por internações no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Até agora, regulamos e mandamos pacientes para Caxias. A partir de abril, a diferença será que Caxias receberá as solicitações, e nós, que gerimos todo o Estado, poderemos compartilhar e transferir pacientes de outras regiões para a Serra”, disse a chefe da Divisão de Apoio às Centrais de Regulação do Departamento de Regulação Estadual, Flávia Schuck.
O Gerint já está em funcionamento em Porto Alegre, onde o software foi desenvolvido. Caxias é a primeira central municipal de regulação fora da capital a aderir ao sistema. As duas centrais restantes, Pelotas e Canoas, estão em fase de implementação, sem data prevista para início da utilização. Em relação aos hospitais, 100% das instituições gaúchas já utilizam o Gerint desde 2020. Na ocasião, o sistema foi uma importante ferramenta para o enfrentamento da covid-19.
Conforme a secretária municipal de Saúde de Caxias do Sul, Daniela Meneguzzi, para Caxias, é muito importante a utilização do Gerint, já que a cidade regula as vagas para os 49 municípios da macrorregião da Serra. Antes, o município tinha um sistema próprio que não era integrado ao do Estado. Por isso, este é um marco muito importante. Conforme a secretária, agora a cidade poderá dar mais transparência para as filas de espera, que poderão ser acompanhadas pela central e pelas demais regiões do Estado. A secretária participou, na quarta-feira (29/03), de uma reunião na SES para tratar não só do início da utilização do Gerint, mas também do financiamento dos serviços de saúde nos hospitais Geral e Pompéia e da ampliação do sistema Gercon de regulação de consultas.
Gerint e Gercon
Gerint e Gercon são, respectivamente, sistemas de gerenciamento de internações em leitos clínicos e hospitalares e de consultas com especialistas. Foram desenvolvidos pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) e são utilizados pelo governo do Estado. Os programas permitem uma qualificação do acesso ao SUS e uma unificação das filas de esperas em todo território gaúcho.
Comentários