Outubro Rosa visa fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama em Caxias do Sul
No dia 17 de outubro, das 9h às 16h, as Unidades Básicas de Saúde abrem as portas para solicitações de mamografias e exames preventivos de câncer de colo uterino
A abertura oficial e a apresentação da programação do Outubro Rosa 2015, movimento internacional de luta contra o câncer de mama, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 30, em Caxias do Sul.
Neste ano, a campanha novamente se inova ao presentear as mulheres que encaminharem a mamografia ao especialista com uma sacola exclusiva, do tipo ecobag, estampada com o símbolo do Vigimama estilizado na cor rosa.
De acordo com o coordenador do Programa Vigimama, Dr. Dino De Lorenzi, o amplo trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Saúde vem conquistando índices muito positivos nessa luta contra o câncer de mama. Quanto ao diagnóstico precoce e tendência à preservação da mama, constatou-se uma redução de 48% no número de mastectomias realizadas em 2008, que eram 28, quando o Programa Vigimama tinha um ano de implantação, em relação a 2014, quando foram realizadas 13 cirurgias.
Segundo Lorenzi, houve uma redução de 7,7% no número de mortes no comparativo entre 2013 e 2014. O Programa conta com 902 casos suspeitos e cadastrados desde 2007, sendo que 280 foram confirmados como câncer de mama, ou seja 31%.
Ainda conforme Lorenzi, outro dado positivo é que em 2007, o tamanho tumoral das pacientes do Vigimama era de 2,9 cm. Em 2015, o tamanho médio dos tumores reduziu-se para 2,5 cm, o que é positivo, pois mostra uma tendência a um diagnóstico mais precoce.
Neste ano de 2015, visando aumentar a cobertura populacional de mamografias de rastreamento no SUS, o Programa Vigimama e o Setor de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria da Saúde está capacitando os agentes comunitários de saúde para que em suas visitas domiciliares de rotina às famílias, investiguem a existência de mulheres que nunca fizeram mamografias ou que as tenham feito há mais de um ano, encaminhando-as às Unidades Básicas de Saúde de referência para agendamento. Caso a mulher não compareça na UBS ou na realização da mamografia, se procederá a busca domiciliar.
No dia 17 de outubro, das 9h às 16h, as Unidades Básicas de Saúde abrem as portas para solicitações de mamografias e exames preventivos de câncer de colo uterino. Durante o mês, as unidades promovem orientações às pacientes, intensificação das solicitações de mamografias, coleta de exames citopatológicos e distribuição de material educativo. Além disso, prédios públicos e privados receberão a iluminação rosa. Na Prefeitura, serão iluminados de rosa o Centro Administrativo e o Pronto Atendimento 24 Horas.
Acompanhe em áudio, a matéria do repórter Daniel Rodrigues.
Comentários