ABPA emite nota sobre relatório da OMS que relaciona carnes e câncer
Entidade garante os produtos cárneos processados feitos no país são seguros
Com relação às informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com referências a produtos cárneos processados, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa as agroindústrias da avicultura e da suinocultura do Brasil, destaca que os produtos cárneos processados feitos no país são seguros e seguem as mais rígidas normas internacionais de segurança alimentar.
A ABPA destaca, ainda, que o próprio coordenador do estudo, Kurt Straif, explicita que o risco de desenvolver câncer frente à ingestão de cárneos processados é pequeno, ocorrendo apenas diante de um consumo descontrolado, em desequilíbrio com uma dieta saudável. O consumo excessivo de quaisquer nutrientes poderá ser nocivo à saúde.
Sobre isto, a ABPA lembra, ainda, que diversos fatores influenciam a ocorrência da doença em questão, como genética, hábitos alimentares, tipos de dieta e outros. Neste sentido, não é possível apontar um único elemento como causador do problema.
Por fim, a ABPA destaca que os produtos da suinocultura e da avicultura do Brasil são seguros e compatíveis com uma dieta saudável e equilibrada.
Comentários