Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Saúde realiza Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Mosquito Borrachudo até sábado (28/09)

por Clayton Camargo

Esse combate ocorre durante todo o ano, mas é reforçado durante os meses de primavera e verão

Foto: Edson Ribeiro Manfredini

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul realiza, até sábado (28/09), as atividades da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Mosquito Borrachudo (Simulídeo). Os agentes de campo da Vigilância Ambiental em Saúde iniciaram o trabalho nesta segunda-feira (23/09). Se chover em algum dos dias, o cronograma (veja abaixo) poderá ser alterado. O Programa de Prevenção e Combate ao Mosquito Borrachudo ocorre durante todo o ano e é intensificado nos meses de primavera e verão, visto que com o calor o ciclo reprodutivo do mosquito fica mais acelerado.

Atualmente, a Vigilância Ambiental em Saúde possui 1,6 mil quilômetros de arroios mapeados para controle do mosquito borrachudo. Esses locais já recebem o larvicida Bti periodicamente durante todo o ano, aplicado pelos próprios agentes da Vigilância ou por agricultores que recebem o produto do Município e foram capacitados pela Secretaria Municipal da Saúde para realizar a aplicação nos arroios das suas propriedades.

O diretor técnico da Vigilância Ambiental em Saúde, Rogério Poletto, explica que as ações de degradação do meio ambiente favorecem o desenvolvimento do mosquito borrachudo. Dentre essas ações, ele enumera a remoção da mata ciliar no entorno dos arroios, despejo de esgoto (seja esgoto doméstico urbano, rural ou esgoto industrial), bem como despejo de resíduos da produção animal em arroios, despejo de agrotóxicos ou lavagem de máquinas agrícolas. Logo, todas as iniciativas de prevenção ambiental favorecem um melhor controle biológico do mosquito borrachudo, diminuindo a sua incidência.

O borrachudo é um inseto presente na área rural e os ovos, larvas e pupas se desenvolvem na água corrente, principalmente em arroios, saídas de açudes e barragens e em áreas encachoeiradas. As picadas causam irritação, coceira e inchaço. A incidência afeta principalmente moradores e trabalhadores da zona rural e, em menor frequência, frequentadores dessas áreas, como turistas.

A Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Mosquito Borrachudo (Simulídeo) está estabelecida na Lei Municipal nº 8.341/2018.

Cronograma:

Segunda-feira, 23/09: Fazenda Souza

Terça-feira, 24/09: Santa Lúcia do Piaí

Quarta-feira, 25/09: Vila Oliva

Quinta-feira, 26/09: Vila Seca

Sexta-feira, 17/09: Criúva

Sábado, 28/09: Vila Cristina

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais