CPI da Saúde Pública de Caxias solicita depoimentos da secretária municipal da Saúde e de diretores das UPAs
Grupo também pediu relatório sobre a atenção básica local
A CPI da Saúde Pública de Caxias do Sul decidiu nesta segunda-feira (21/08) pela convocação da secretária municipal da Saúde (SMS), Daniele Meneguzzi, e dos diretores Alessandro Ximenes, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, e Renata Demori, da UPA da Zona Norte. O grupo deseja colher os três depoimentos para compreender suas atuações na área da saúde.
O primeiro a depor será o diretor Ximenes às 9h do dia 28 de agosto (segunda-feira). Às 14h do dia 31 de agosto (quinta-feira), a comissão ouvirá a diretora Demori. Em seguida, às 14h do dia 1º setembro (sexta-feira), falará a secretária Meneguzzi. De acordo com o presidente da CPI, Rafael Bueno/PDT, na medida em que já chegaram documentos da Prefeitura e das UPAs, como respostas a solicitações da comissão, tornaram-se possíveis as convocações.
Ele afirma que, a partir desses depoimentos, o grupo começará a ter um panorama mais claro da saúde local. Ao longo do processo, deverão ocorrer novas convocações. A CPI quer saber mais detalhes sobre a gestão e os contratos de serviços.
Outra deliberação aprovada pelo comitê foi um pedido de informações sobre a atenção básica local. Três tópicos balizam a solicitação: população atendida por território; número de servidores lotados em cada unidade básica de saúde (UBS), com os respectivos cargos e o número de horas extras dos últimos seis meses; a quantidade de servidores afastados desde o dia 1º de janeiro de 2021, discriminando o motivo e o acompanhamento para o retorno à função.
Comentários