Relatório do Cremers aponta irregularidades na UPA Zona Norte
Fiscais recomendaram a interdição da Unidade
Uma vistoria do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) apontou irregularidades na Unidade de Pronto Atendmento Zona Norte (UPA Zona Norte) de Caxias do Sul. A falta de médicos, indícios de inconformidades à legislação sanitária, falta de medicamentos e equipamentos para urgência e emergência, entre outros problemas foram apontados no relatório divulgado nesta semana. A vistoria ocorreu no dia 08 de março, das 23h10 às 0h30 e foi realizada pelo Conselheiro Coordenador da Fiscalização, Dr. Geraldo Pereira Jotz, e pelo Médico Fiscal Sênior, Dr. Mario Henrique Osanai.
O relatório indicou que durante a vistoria de fiscalização, havia uma única médica plantonista responsável por todos os pacientes em observação. Segundo o Cremers, o ideal para atendimento da UPA Zona Norte seria de, no mínimo, três médicos clínicos e um pediatra. Outro ponto ressaltado no documento é que “não há médicos pediatras para mais de 75% dos turnos de plantão pediátrico”.
Segundo o relatório, os fiscais também receberam relatos de pacientes que teriam sido orientados a buscarem atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), pois teriam que aguardar muito tempo para o atendimento médico.
Além dos problemas operacionais, a vistoria apontou irregularidades quanto aos alvarás de Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. O documento destacou ainda a inexistência dos requisitos mínimos exigidos para o funcionamento do local e recomendou que o estabelecimento seja considerado sob “Indicativo de Interdição Ética”. Isso significa que a UPA Zona Norte pode ser interditada caso não cumpra as exigências da fiscalização. A direção da Unidade tem 15 dias para se manifestar sobre o caso.
Comentários