Setembro Amarelo: CVV adquire número gratuito para prevenção ao suicídio em Caxias do Sul
188 já pode ser contatado por pessoas que necessitam de ajuda
O trabalho de voluntários que combatem o suicídio ganha ainda mais força ao adquirir um número gratuito para contato. Desde a quarta-feira, 16-09, o nº 188 entrou em funcionamento no Rio Grande do Sul e, assim, passa a ser referência aos que precisam de socorro.
No posto de Caxias do Sul, a média de ligações recebidas por mês é de 150. Cerca de 25 voluntários atuam no Centro de Valorização à Vida (CVV) da cidade, conforme a coordenadora de divulgação, Miriam Gemelli. Ela conta que a luta pelo número gratuito é antiga e que foi possível por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde.
“As negociações foram intensas. Imagine nós, uma entidade não governamental, receber um número gratuito! Isso mostra o trabalho e a seriedade com que o CVV faz esse apoio”, disse à reportagem.
Com o nº 188 será mais difícil que a linha telefônica fique ocupada durante os contatos. Se o posto de Caxias de Sul estiver com todos os pontos em atendimento, a ligação será direcionada aos postos de mais quatro municípios gaúchos que também realizam o trabalho. “Agora será muito difícil a pessoa ficar sem acolhimento”, comemora.
O CVV Caxias está em processo de captação de novos voluntários. Quem estiver interessado, pode enviar o pedido para o e-mail [email protected]. Após a inscrição, o voluntário precisa passar por capacitações.
Uma morte a cada 40 segundos - Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio no mundo poderiam ser prevenidos. Segundo a organização, a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida. Os registros são em maior quantidade quando se referem a pessoas entre 15 e 29 anos.
Atividade alusiva – O CVV Caxias organiza a 1ª Caminhada Noturna pela Vida no próximo domingo, 20-09, com concentração em frente à Igreja São Pelegrino, às 19h. A caminhada seguirá pela Av. Julio de Castilhos até a praça Dante Alighieri. Os participantes são convidados a comparecerem vestidos de branco ou amarelo. Ao final da caminhada, os voluntários irão soltar balões de cor amarela. O Setembro amarelo é uma campanha mundial que busca chamar a atenção para a prevenção ao suicídio.
Comentários