A partir de hoje, consultas médicas em algumas ESFs são marcadas pelo fone 156
Baixar ÁudioNeste primeiro momento, o serviço acontece em sete unidades: ESF Central I e II, Jardim do Sol, São José Operário, Santa Lúcia, Centro Social Urbano e Progresso
A partir desta segunda-feira, 17/02, a marcação de consultas médicas e odontológicas nas Unidades Básicas de Saúde do município de Marau, passa a ser por ligação telefônica. Neste primeiro momento, o serviço diferenciado acontece em sete unidades: ESF Central I e II, Jardim do Sol, São José Operário, Santa Lúcia, Centro Social Urbano e Progresso. A pessoa ligará no número 156 e marcará sua consulta.
Neste primeiro dia, nos primeiros minutos de funcionamento do novo sistema, foram mais de 300 ligações. O alto número provocou uma pane no sistema, que logo foi solucionado. As pessoas que não conseguiram agendar consultas irão receber ligação da equipe do call center para finalizar o pedido.
A central do ‘call center’ fica na sede da Secretaria Municipal de Saúde e tem o objetivo de aprimorar e proporcionar maior tranquilidade para a população usuária dos postos de saúde da cidade. Na ligação é preciso que o morador informe nome completo, número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou do registro na rede do município, o que facilita a localização do cadastro. Uma equipe profissional de saúde estará realizando o atendimento telefônico, orientando e marcando a consulta para o paciente.
De acordo com Fernanda Garbin, coordenadora de ações em saúde do município, para a segurança de todos, as ligações serão gravadas e os números de quem ligar ficará registrado na central. Por enquanto, as unidades dos bairros Santa Rita, Planalto, Fuga e Central III continuam com o sistema atual e neste momento não estão inseridas na marcação de consultas médicas através do telefone. Segundo Fernanda, pra atendimento odontológico, todos os ESFs contarão com agendamento por telefone.
RESUMO
Para resumir: o usuário ligará, a partir das 6 horas, para o número 156 e marcará sua consulta médica para a mesma manhã. Durante toda esta semana as equipes das Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis para sanar as dúvidas de todos.
Comentários