Unidades Básicas de Saúde abrem as portas neste sábado em Caxias
Mulheres poderão solicitar exames de mamografias e preventivos ao câncer de colo uterino
A Prefeitura de Caxias do Sul promove neste sábado, 17, das 9h às 16h, nas 47 Unidades Básicas de Saúde, a ação especial de prevenção e detecção precoce do câncer de mama. A solenidade oficial ocorre às 10h30min na UBS do bairro São Leopoldo (Rua Sapucaia, nº 101).
Na ocasião, as UBSs estarão abertas à população feminina para a solicitação de mamografias e de exames preventivos do câncer de colo uterino. Neste ano, o Outubro Rosa novamente se inova ao presentear as mulheres que encaminharem a mamografia com uma sacola exclusiva, do tipo ecobag, estampada com o símbolo do Vigimama estilizado na cor rosa, realizada em parceria com a DFSul Concessionária Fiat e com o Instituto DEVITA Oncologia e Hematologia.
Além disso, durante todo o mês, as Unidades promovem orientações às pacientes, intensificação das solicitações de mamografias, coleta de exames citopatológicos e distribuição de material educativo.
Esse trabalho, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Programa Vigimama, apresenta índices positivos na luta contra o câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS), com a redução de 7,7% no número de mortes no comparativo entre 2013 e 2014.
Além disso, houve uma redução considerável no tamanho do tumor nas mamas das pacientes atendidas pelo Vigimama no comparativo entre 2007, quando o tamanho era de 3,3cm, com 2015, que mede 2,5cm, o que é positivo, pois mostra uma tendência a um diagnóstico mais precoce.
Quanto a esse diagnóstico e à tendência à preservação da mama, constatou-se uma redução de 48% no número de mastectomias, pois a preservação da mama com câncer reflete também nas taxas de mortalidade.
Outro fator positivo adotado pelo Município de Caxias do Sul é garantir o acesso à mamografias a partir dos 40 anos, diferente do protocolo do Ministério da Saúde. Das pacientes confirmadas com câncer de mama e acompanhadas pelo Vigimama, 170 tinham mais de 50 anos, um percentual de 60,7% e 110 menos de 50 anos, correspondente a 39,3%. Isso reforça a recomendação do Vigimama em realizar as mamografias desde os 40 anos e não a partir dos 50 anos, como proposto pelo Ministério da Saúde.
Comentários