Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Saúde: Ambulatório da Saúde do Adolescente é implantado pela UPF

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Este conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria

Foto: Divulgação / Assessoria de Comunicação UPF

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que as condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idades entre dez e 19 anos. Metade desses problemas tem início aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detectada, nem tratada, o que pode resultar em desfechos trágicos, como o suicídio — terceira principal causa de morte entre adolescentes. Atenta à importância do cuidado com a saúde física e mental dessa faixa etária, a Universidade de Passo Fundo (UPF) inaugurou em fevereiro, um espaço exclusivo para esse tipo de atendimento médico.

O Ambulatório da Saúde do Adolescente atende exclusivamente quem tem entre 10 e 18 anos de idade, podendo ser estendido até os 20 anos, quando necessário. A unidade funciona dentro do Ambulatório Central, localizado junto ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Até então, os atendimentos a esse público eram feitos pelo Ambulatório de Pediatria.

O serviço é liderado pelo pediatra e coordenador das disciplinas de Saúde da Criança e Saúde do Adolescente da Escola de Medicina, Marcos Dalla Lana. (Confira a entrevista completa com o coordenador no player de áudio da matéria)

Os adolescentes serão acolhidos por alunos do sétimo e oitavo semestres. Segundo o pediatra, a ideia é atuar numa fase da vida que é de extrema importância, especialmente pelas transformações e descobertas. “É nesse período que se estabelece o desenvolvimento de habilidades, hábitos e perfis de comportamento que vão perdurar por toda a vida, sejam eles sociais, alimentares, de atividade física ou de estudo. É o período da vida em que o indivíduo praticamente define quem vai ser, mas que curiosamente recebe pouca atenção, tanto por parte dos pais e cuidadores quanto especializada”, explica Dalla Lana.

Com o novo espaço exclusivo, a ideia é, futuramente, adotar o modelo de atendimento multidisciplinar. O serviço teria o apoio de profissionais da UPF de múltiplas especialidades em áreas relevantes para o adequado acompanhamento dessa faixa etária: psicólogos, educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. 

Como buscar atendimento

Os atendimentos no Ambulatório da Saúde do Adolescente, assim como os demais atendimentos do Ambulatório Central, são gratuitos para a população de Passo Fundo. O agendamento das consultas é realizado junto à Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone (54) 3316-8560. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais