Tecnologia favorece distribuição de exames no HCR
Os resultados podem ser acessados em todos os setores do hospital e até mesmo nas clínicas e consultórios
A área da saúde precisa, ano a ano, acompanhar a evolução tecnológica. Penando nisso, desde 2013 o Hospital Cristo Redentor conta com o PACS - Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (Picture Archiving and Communication System, na nomenclatura oficial, em inglês). Com o sistema de gestão integrada em saúde, o gerenciamento de exames de tomografia, raio X, ressonância e mamografia, torna-se mais eficiente.
Com ele, os resultados podem ser acessados no centro de diagnóstico, no bloco cirúrgico, nos demais setores do hospital e até mesmo nas clínicas e consultórios onde os profissionais atendem. Além disso, com o sistema, diminui-se a perda dos laudos pelo paciente, que antes precisava levar os exames para sua casa e guardá-los para uma próxima consulta. Agora esses documentos ficam armazenados em uma plataforma eletrônica, facilitando a busca.
Conforme a enfermeira gestora do HCR, Ana Paula Franciscon, o PACS faz com que as informações de pacientes e seus exames sejam geridos de maneira mais prática, segura e ágil. Além disso, o sistema reduziu custos e tempo de espera na casa de saúde. “Percebemos que com a utilização do PACS houve uma redução de 95% no tempo para acessar laudos e imagens e muito mais agilidade na transferência de dados. Também houve significativa redução de custos com materiais impressos e TI”, explicou a profissional.
Comentários