Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Prefeitura faz chamamento coletivo e anuncia ações contra a dengue

por Clayton Camargo

Bota-Fora da Codeca no bairro Reolon está marcado para dia 27/04; secretarias da Saúde e de Meio Ambiente intensificam ações de orientação, fiscalização e educação

Foto: Lucas Munaretti

A Prefeitura de Caxias do Sul apresentou, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (12/04), o cenário atual da dengue no município e as principais ações de combate. A reunião foi convocada para comunicar as iniciativas e também para solicitar o apoio dos veículos de comunicação para a disseminação das informações sobre o preocupante quadro atual. Um Bota-Fora será realizado pela Codeca no bairro Reolon no dia 27 de abril. A Secretaria da Saúde intensifica as ações de fiscalização, controle e vigilância dos focos e, a do Meio Ambiente, atuará na educação ambiental.

Caxias do Sul soma, até o momento, 411 focos do mosquito Aedes aegypti identificados e bloqueados pela Vigilância Ambiental em Saúde. Em pouco mais de três meses, é quase a metade do total de 2022 (728 focos). O diretor técnico da Vigilância Ambiental em Saúde, Rogério Poletto, mostrou que o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (Liraa), realizado de 27 de março a 4 de abril, indicou bairros já com risco médio de infestação pelo mosquito: Desvio Rizzo, Charqueadas, Planalto, São Victor Cohab, Cruzeiro, Dezorzi, Centro, Pio X, Mariani, Reolon, Fátima e Pioneiro. No entanto, a preocupação é geral, visto que há focos do mosquito localizados em todas as regiões da cidade.

A Vigilância Ambiental em Saúde realizou este ano 39.501 inspeções em imóveis, terrenos baldios e pontos estratégicos, e recolheu 125 pneus inservíveis, abandonados pela comunidade em via pública. Poletto também chamou atenção para o alto número de focos do Aedes encontrados em residências: 77,4% dos 411. Entre os principais criadouros, 48,4% estão em recipientes para armazenamento da água da chuva (caixas d'água, tonéis, barris, baldes, regadores e bombonas). Também há 11,2% em pneus e 14,7% em recipientes em geral, incluindo potes para animais sem a limpeza frequente. “Temos que desmistificar o fato de que a dengue vai ocorrer só em bairro pobre, pois os focos estão em todo o município. Apesar de todas as informações, estamos encontrando caixas d’água aberta, piscinas com água suja, fontes ornamentais, água parada em todo tipo de recipiente”, relata.

O Bota-Fora no Reolon será realizado pela Codeca dia 27 de abril, das 8h às 16h. O bairro foi definido por já estar no roteiro das ações da companhia e também pelo resultado do Liraa). A diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, explicou que no dia da ação a equipe da Codeca fará o recolhimento de móveis, sofás, colchões, eletrodomésticos, pneus e madeiras, que devem ser depositados pelos moradores nesse mesmo dia, nas ruas onde passa o ônibus. Não serão recolhidos entulhos de obras (concreto, tijolo, cerâmica, lajota, pedras).

O secretário de Meio Ambiente, João Uez, destacou que a Semma realizará, em conjunto com Codeca, Samae e Smed, trabalho de educação ambiental nas escolas próximas aos bairros onde há maior número de focos, buscando abordar a conscientização: "Precisamos trabalhar com as crianças para que elas entendam a importância, porque são elas as grandes incentivadoras dentro de casa. São iniciativas simples mas que surtem grande efeito”, avalia.

O coordenador de Relações Comunitárias, José Reovaldo Oltramari, disse que fará articulação com presidentes de bairros para multiplicar as informações sobre as ações de combate. A diretora técnica da Vigilância em Saúde, Sandra Tonet, também participou da coletiva.

Sobre a dengue

SINTOMAS  

Pessoas com febre por dois a sete dias (39 a 40 graus), dor de cabeça, dor nas articulações ou dor atrás dos olhos devem buscar atendimento médico. Todas as UBSs estão capacitadas para atendimento.

 

CASOS DE DENGUE em 2023

- Contraídos no município (autóctones): nenhum

- Contraídos fora do município (importados): 10 casos.

Foram registrados nos bairros: Rio Branco, Ana Rech, Nossa Senhora de Fátima, São Caetano, Nossa Senhora da Saúde (2), Jardim Eldorado, Sagrada Família, Pio X, Pioneiro.

 

FOCOS DO MOSQUITO TRANSMISSOR: 411

Distribuição dos focos por bairro:

Cruzeiro: 52

Charqueadas: 38

Pio X: 27

Nossa Senhora de Fátima e São Victor Cohab: 23

Colina Sorriso e Pioneiro: 20

Cidade Nova, Floresta e Reolon: 15

Planalto: 12

Mariani e Nossa Senhora da Lourdes: 11

Sagrada Família e Santa Lúcia: 10

São Caetano e São Pelegrino: 08

Santa Lúcia Cohab: 07

Marechal Floriano: 06

Centro, Santa Catarina e São José: 05

Cristo Redentor, Esplanada, Galópolis, Madureira: 04

Kayser, Rio Branco, Santa Fé, São Leopoldo, Universitário e Vinhedos: 03

Bela Vista, Cinquentenário, Jardim de Lagoa (Desvio Rizzo), Jardim do Shopping, Medianeira, Monte Carmelo, Santa Teresa (Desvio Rizzo), São Luiz da 6ª Légua e Tijuca: 02

Cidade Industrial, Forqueta, Jardim América, Linha 40, Panazzolo, Petrópolis, Presidente Vargas, Salgado Filho, São Cristóvão, Santos Dumont, Vila Cristina, Vila Mari (Planalto) e Vila Verde (Planalto): 01

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais