Ana Rech terá nova UBS
Estimativa é que o espaço esteja concluído em até nove meses, contados a partir desta quinta (12/01), quando foi assinada ordem de início das obras
Demanda antiga da comunidade, a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Rech terá a ordem de início assinada na quinta-feira (12/01). A estrutura, com mais salas e capacidade para ampliar atendimentos, deve ser entregue em até nove meses, prazo que pode ser prorrogado por até três meses. O ato de assinatura ocorreu na tarde da quinta (12/01), na sede da Sociedade Amigos de Ana Rech (Samar).
A UBS será erguida na modalidade conhecida como “build to suit”, na qual o vencedor do chamamento público constrói ou adapta um imóvel de acordo com a demanda do ente público. O modelo é pioneiro em Caxias do Sul e foi definido pela equipe técnica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com o objetivo de diminuir gastos públicos. A estrutura deverá atender aos requisitos de uma UBS de porte I, conforme determinado pelo Ministério da Saúde. O projeto e a execução serão de responsabilidade de Jair Lunardi, vencedor do chamamento público nº 269/2022, e a obras será fiscalizada pela Secretaria de Obras.
O prédio a ser construído será alugado pela Prefeitura de Caxias do Sul pelo período de 180 meses, que poderá ser prorrogado. O valor estabelecido para o aluguel é de até R$ 7.750 mensais. A definição do endereço levou em consideração a localização, observando-se a circunvizinhança, com prioridade para imóveis com acesso ao Bairro Parada Cristal e Santa Bárbara, e estando a um raio de máximo de um mil metros a partir da subprefeitura de Ana Rech; a acessibilidade e o valor mensal de locação. O terreno fica na Rua João Andriolo, 4625.
A atual estrutura foi erguida em 1982, inicialmente para atender a demandas administrativas. Com o passar do tempo, foi adaptada para funcionar como UBS e hoje tem dois consultórios, farmácia e salas de vacinas e de procedimentos. A nova unidade terá cerca de 300m² de área construída e contará com farmácia, salas de vacinas, coleta de exames, curativo e observação, consultórios odontológico, ginecológico, clínicos e de pediatria, além de espaço para atividades em grupos e espaços administrativos. A população de abrangência da unidade é de 8 mil pessoas. Atualmente, a UBS Ana Rech tem 3,7 mil usuários cadastrados, número que poderá ser ampliado após a inauguração do novo espaço.
O secretário da Saúde em exercício, Milton Balbinot anunciou que, em breve, a Prefeitura anunciará a reforma e ampliação das UBS Parque Oásis e Mariani, e iniciará processo para melhorias na unidade de Galópolis.
Comentários