Campanha busca ampliar vacinação contra febre amarela em Caxias do Sul
Confirmação de caso de bugio com a doença, em fevereiro, alerta para a possibilidade de circulação da doença no Município
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul inicia nesta semana uma campanha de vacinação contra a febre amarela. A ação foi definida após a confirmação de um caso de febre amarela em um bugio encontrado morto na localidade de Parada Cristal, o que alerta para a possibilidade de circulação da doença no Município. O laudo positivo por expedido em 23 de fevereiro.
Todas as UBSs já aplicam a vacina uma vez por semana (organização necessária para evitar desperdício, já que o frasco tem cinco doses e dura poucas horas após aberto). Durante a campanha, prevista para ocorrer durante todo o mês de março, haverá ampliação das datas de aplicação em locais definidos pela Vigilância Epidemiológica.
A diretora técnica da Vigilância Epidemiológica da SMS, Magda Beatris Teles explica que o bugio infectado foi encontrado na divisa entre os territórios de abrangência das UBSs Ana Rech e Eldorado, por isso essas Unidades foram escolhidas para participarem da campanha, além das UBSs do interior, que são os locais onde se tem mais riscos da doença. A Secretaria da Saúde reforça que qualquer pessoa tem direito de ser imunizada, desde que não tenha tomado essa vacina anteriormente. Um safrista que está temporariamente na cidade, por exemplo, pode procurar a UBS mais próxima e se vacinar.
Além de Ana Rech e Eldorado, a ampliação de dias de vacinação ocorrerá nas UBSs Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca. O público-alvo é formado por pessoas de nove meses até 59 anos ainda não vacinadas contra essa doença. Crianças de até quatro anos tomam duas doses do imunizante. Os pais que tiverem dúvidas em relação à imunização de seus filhos, tanto em relação a esse imunizante quanto a outros, podem comparecer a uma UBS com a caderneta de vacinação em mãos.
A meta da campanha é vacinar 2 mil pessoas, população que, conforme o censo vacinal de 2021, é moradora do interior e não está vacinada contra a doença.
Sobre a doença
Nos ambientes rurais, a febre amarela é transmitida pelo mosquito Haemagogus, que vive em ocos de árvores, buracos de pedras, bromélias, ou seja, em locais de difícil controle. Já nas áreas urbanas, quem transmite a febre amarela é o Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue. Neste caso, é essencial eliminar pontos com água parada para frear a reprodução do mosquito, pois é nesses locais que o Aedes deposita seus ovos.
Para ambos os casos, a vacina é a principal forma de prevenção é tomar a vacina.
Serviço: campanha de vacinação contra a febre amarela
Público-alvo: pessoas de 9 meses a 59 anos não vacinadas contra a doença
Locais e horários:
Segundas a sextas das 8h às 16h:
UBS Ana Rech
UBS Criúva
UBS Eldorado (8h às 19h)
UBS Fazenda Souza
UBS Santa Lúcia do Piaí
UBS Vila Oliva
UBS Vila Seca
UBS Vila Cristina
Sextas-feiras das 8h às 16h:
UBS Centro de Saúde
UBS Parque Oásis
UBS São José
Quartas-feiras das 8h às 16h:
Demais UBSs
Comentários