Estudo sobre coronavírus inicia terceira etapa neste final de semana
Assim como nas duas primeiras etapas do estudo, 500 pessoas serão testadas, seguindo metodologia específica para sorteio e seleção
Foto: Divulgação/UPF
A terceira fase do estudo populacional sobre a pandemia da Covid-19, que está sendo conduzido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será realizada neste final de semana em nove regiões do Rio Grande do Sul, incluindo Passo Fundo. No município passofundense, a coleta de dados está sob a coordenação dos pesquisadores da Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Fronteira Sul (Uffs) e Faculdade Meridional (Imed).
O objetivo do estudo, intitulado EPICOVID19 é estimar o percentual de gaúchos com anticorpos para o vírus SARS-coV-2, determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas, avaliar a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo e obter cálculos precisos da letalidade do vírus. Em Passo Fundo, assim como nas duas primeiras etapas do estudo, 500 pessoas serão testadas, seguindo metodologia específica para sorteio e seleção.As nove cidades onde foram realizadas as coletas, incluindo Porto Alegre, representam 31% da população gaúcha (11,3 milhões de habitantes).
Durante a visita, os entrevistadores aplicam um breve questionário e coletam uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. O teste rápido detecta a presença de anticorpos, que são defesas produzidas pelo organismo somente depois de sete a dez dias da data de contágio pelo vírus. Dentro desse período, o resultado pode apontar negativo, mesmo que a pessoa tenha contraído o coronavírus. Em caso de resultado positivo, os participantes recebem um informativo com orientações e, em seguida, são contatados para acompanhamento e suporte da secretaria de saúde local.
Números da pesquisa/ segunda etapa
-Para cada 1 milhão de habitantes no RS, estima-se que existam 1.300 infectados reais, 108 notificados;
-Para cada caso notificado nas nove cidades da pesquisa, existem cerca de 12 casos não notificados;
-A letalidade da Covid-19 no RS está em 3,6% dos casos notificados (49 óbitos/1.350 casos até 28/4);
-Com base na estimativa do estudo, a letalidade está em 0,33% (49 óbitos para 15.066 casos);
Comentários