“O uso de máscara é obrigatório no município de Marau”
Secretário de Saúde de Marau pede que a população se conscientize sobre a importância do uso do equipamento
Nada mudou, garante o secretário de Saúde de Marau, Douglas Kurtz. O titular da pasta concedeu entrevista à Tua Rádio Alvorada na tarde desta segunda-feira, 06/07, e reafirmou o que determinam os decretos municipal e estadual sobre o uso de máscaras pela população.
Segundo o secretário, segue em vigência no município, o disposto no modelo de distanciamento controlado, que estabelece medidas obrigatórias a serem adotadas em todo o território gaúcho, independente da classificação de risco por bandeiras. Entre as exigências, está incluído o uso de máscara.
“Em momento algum se abriu mão do uso do equipamento. A ideia é que cada vez mais as pessoas se conscientizem e usem a máscara. Me perguntam e estamos multando quem não usa. Esse não é nosso intuito. Queremos sim, sensibilizar as pessoas, um cobrando o outro”, ressaltou o secretário.
Diante das crescentes denúncias quanto ao descumprimento do uso obrigatório da máscara, o secretário diz reconhecer a necessidade de ampliar ações de conscientização, mas afirma que a fiscalização se mantém constante, respeitadas as limitações tanto do governo quanto da própria polícia.
A íntegra da entrevista você acompanha neste link, com imagens, ou clicando no player de áudio.
A recomendação de uso de máscaras (industrializadas ou artesanais) em larga escala tem como base a proteção coletiva, uma vez que muitas pessoas estão infectadas e ainda não apresentaram sintomas da doença. A recomendação é da Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz, que reitera as orientações e instruções do Ministério da Saúde.
Na sexta-feira, 03/07, Bolsonaro sancionou com vetos a lei que disciplina o uso da máscara. A lei tornou obrigatório o uso de máscara em espaços públicos, transportes públicos como táxis, carros de aplicativos, ônibus, aeronaves e embarcações fretadas. Mas vetou a obrigatoriedade da máscara em órgãos e entidades públicos e em estabelecimentos comerciais, industriais, templos religiosos e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas. Nesta segunda-feira, 06/07, outro ajuste foi publicado pelo governo que vetou também a obrigatoriedade da máscara em presídios.
Comentários