Universidade Federal de Pelotas destina 1,5 mil testes rápidos a Caxias do Sul para estudar evolução da Covid-19 no RS
Pesquisa será realizada em quatro etapas e contempla outras oito cidades
Caxias do Sul foi um dos municípios escolhidos para receber um estudo sobre a evolução do novo coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Sul. O trabalho é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que pretende visualizar o percentual de infectados na cidade.
A pesquisa inicia nesta semana, com o objetivo de observar a dimensão dos casos de coronavírus, os pacientes assintomáticos e a evolução da doença. Quatro etapas farão parte da análise: testes, questionários, coleta de dados e comparação de resultados.
Para o estudo, a cidade vai receber 1,5 mil dos 18 mil testes rápidos disponíveis no estado. Eles serão efetuados a cada duas semanas com visitas a lares sorteados aleatoriamente. O laudo dos exames será utilizado para estratégias públicas a fim de enfrentar a Covid-19, além de pautar as decisões sobre isolamento social e volta à vida normal da comunidade.
Além de Caxias, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Porto Alegre receberão a pesquisa. O projeto é uma parceria entre universidades gaúchas e o governo do Rio Grande do Sul.
Comentários