Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Secretaria da Saúde lança pesquisa para entender os motivos da baixa vacinação do público infantil, em Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Questionário ajudaria o órgão a elaborar estratégias para aumentar a cobertura vacinal na cidade

Foto: Betânia Ramalho da Silva/Divulgação

Uma pesquisa procura entender o baixo índice de vacinação infantil em Caxias do Sul. O trabalho é feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Os questionários virtuais serão enviados a pais e também a profissionais médicos. O objetivo é entender os motivos da redução da cobertura vacinal e traçar estratégias para ampliar os números.

Conforme Magda Beatris Teles, diretora técnica da Vigilância Epidemiológica, há uma análise que constatou a baixa adesão vacinal para o público infantil. A ideia de escutar a população caxiense é compreender quais pontos são cruciais para a problemática e focar na elaboração de atividades para aumentar a taxa de cobertura.

As coberturas vacinais atuais preocupam as equipes da Secretaria Municipal da Saúde. Em 2022, os índices ficaram abaixo da meta apesar de todos os esforços empreendidos, como revisão das cadernetas de vacinação de crianças de escolas públicas, ampliação do horário das salas de vacinas em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até as 19h. Também foram realizadas ações de divulgação e aplicação de vacinas em escolas e em estratégias específicas, como mutirões aos sábados e até na Praça Dante Alighieri, em supermercados e em shopping. Para se ter uma ideia, a cobertura contra a poliomielite em 2022 foi de 83,26%, enquanto a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95% do público-alvo.

Os questionários são virtuais e foram elaborados pelo CIEVS e pela Vigilância. Os documentos são identificados com logos da Prefeitura e do CIEVs. A pesquisa é respondida em até três minutos e não solicita nenhum dado pessoal.

Os links serão direcionados para médicos em geral e também para a rede pública e privada de educação, com parceria da Secretaria Municipal da Educação (SMED), 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), e Sindicato das Instituições Pré-Escolares Particulares (Sinpré).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais