Identificado o 1º foco do Aedes Aegypti de 2016 em Caxias
Foco transmissor da Dengue, Zika vírus e febre Chikungunya foi encontrado no bairro Pioneiro
A Secretaria da Saúde - Vigilância Ambiental de Caxias do Sul, identificou nesta terça-feira, 05, o 1º foco em 2016 do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus e febre Chikungunya. O foco foi encontrado no bairro Pioneiro.
A equipe da Vigilância Ambiental fez a delimitação da área onde foi encontrado o foco e todos os locais dentro desse perímetro serão vistoriados.
A Vigilância Ambiental alerta à população para que observe e tome as medidas necessárias para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, visto que em 2015 foram encontrados 51 focos nos seguintes bairros: Canyon e Cidade Nova (7 focos); Jardim América (6 focos); Pioneiro (5 focos); Santa Catarina (4 focos); Esplanada e São Leopoldo (3 focos); Marechal Floriano, Salgado Filho, Fátima, Pio X e São Pelegrino (2 focos); Sagrada Família, São José, Reolon, São Caetano, Santa Lúcia e Medianeira (1 foco).
Durante todo o ano, a Vigilância Ambiental mantém os trabalhos de delimitação, visitas domiciliares e acompanhamento de pontos estratégicos e armadilhas. Também são mantidas anualmente as campanhas de conscientização sobre a doença e o monitoramento do inseto por meio do Programa de Combate à Dengue.
Todos esses fatos reforçam o apelo do Ministério da Saúde e do Município para uma mobilização nacional no combate ao mosquito, responsável pela disseminação da Dengue, Zika e Chikungunya. Essa força-tarefa envolve toda a sociedade brasileira na união de esforços para intensificar ainda mais as ações e mobilizações.
Contudo, o combate diário ao foco do mosquito com a limpeza e verificação de locais que possam ser os criadouros do mosquito é fundamental. A iniciativa é simples e só depende de você:
- Não deixe água acumulada sob qualquer recipiente;
- Vire todas as garrafas com a boca para baixo, evitando o acúmulo de água dentro delas;
- Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais;
- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
- Mantenha a caixa d'água bem fechada;
- Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;
- Mantenha bem tampados tonéis e barris d'água;
- Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão uma vez;
- Encha de areia até a borda os pratos das plantas ou lave-os semanalmente com escova;
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
- Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
- Lave por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa.
Comentários