Câncer de próstata já matou 28 homens apenas este ano em Caxias do Sul
No último ano mais de dois mil casos da doença foram diagnosticados no município
Foto: Shutterstock | Public Domain Dedication
O câncer de próstata é o segundo mais incidente no mundo e o primeiro no Brasil, com quase um milhão de novos casos diagnosticados anualmente. No Rio Grande do Sul foram 5.740 casos registrados, a cada 100 mil homens, em 2014. Em Caxias, em um ano de atuação do Programa Vivepróstata, foram diagnosticados 2.005 novos casos, na rede pública de saúde, em uma média mensal de 182 homens com câncer de próstata, até setembro deste ano. Destes, 28 foram vítimas fatais da doença. Os números foram divulgados na manhã desta terça-feira (03) durante o lançamento do Novembro Azul 2015, na Prefeitura Municipal.
De acordo com a Secretária Municipal da Saúde Dilma Tessari, a principal barreira para o diagnóstico precoce é o preconceito. Conforme a Secretária os exames de sangue e o toque retal devem ser realizados periodicamente a cada dois anos em homens com 45 anos ou mais. Segundo a secretária Dilma Tessari, quem não possui plano de saúde pode realizar os exames do câncer de próstata na rede pública municipal, através das Unidades Básicas de Saúde.
A principal prevenção ao câncer de próstata é a detecção precoce que reduz em 80% o risco de morte. No entanto hábitos simples como a redução de consumo de proteína, gorduras, e cigarros, associada à alimentação saudável e exercícios físicos diminui o risco da doença. Conforme dados do Ministério da Saúde, em 2014 as mulheres visitaram oito vezes mais o ginecologista do que o homem, ao urologista (cerca de dois milhões de consultas em todo o País) neste longo do período.
Comentários