Garibaldi adere a campanha do Outubro Rosa
Entre as iniciativas está a iluminação da Igreja, exames nos postos de saúde dia 3.10 e missa às 18h do domingo 4.10
Em Garibaldi, a primeira ação do Outubro Rosa que é uma campanha de conscientização às mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama aconteceu em 2012, quando a Liga Feminina de Combate ao Câncer iluminou de rosa a Igreja Matriz São Pedro, o que será repetido também este ano.
A iluminação rosa da igreja será acionada na noite desta quinta-feira, dia 1.10. E domingo, dia 4 de outubro, às 18h, na Igreja Matriz será celebrada uma missa pelo pároco Frei Jadir com benção da saúde da mulher. Na ocasião as voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer estarão distribuindo laços rosas para o uso da população durante o mês de outubro como se fosse um broche.
O câncer de mama ocupa posição de destaque mundial por ser a neoplasia malígna mais incidente na mulher e a maior causa de mortalidade por câncer no sexo feminino. Todo dia, mais de 30 mulheres morrem em decorrência do câncer de mama no Brasil. O objetivo desta grande campanha mundial é alertar, mulheres e homens, para que façam exames periódicos com o seu médico, realizem mamografia de rotina e controlem o peso e o sedentarismo.
O câncer de mama, na verdade, ainda não pode ser prevenido, mas sim diagnosticado o mais precoce possível. Apesar da elevada incidência, quando diagnosticado precocemente, tem até 95% de chances de cura. A Liga, pelo quarto ano, promove o Outubro Rosa na cidade de Garibaldi e convida a todos que unam-se na luta contra o câncer de mama.
De acordo com a presidente da Liga, Lisiane Carlotto Scomazzon, são disponibilizados folders informativos e lacinhos rosa de cetim para serem usados como broche durante o mês. Também a Liga oferece um laço rosa (adesivo) para empresas e estabelecimentos comerciais aderirem a esta importante campanha. Para aquisição o contato com a Liga é pelos fones 9941-5558 e 91220080.
EXAMES DE SAÚDE- A Secretaria Municipal da Saúde, promove neste sábado, dia 3 de outubro, coleta de exames e orientações. A campanha acontece nas Unidades Básicas de Saúde do bairro Chácaras, São Francisco, Santa Terezinha e Central, das 8h às 12h. As interessadas devem agendar horário ligando para os postos de saúde de sua referência. Conforme a secretária da Saúde, Simone Agostini de Moraes, quanto à mamografia, as mulheres terão que levar a anterior para ver a data, e os profissionais irão providenciar o pedido na semana posterior, sem consulta médica. A Liga Feminina de Combate ao Câncer estará realizando a entrega de materiais educativos e dando orientações.
Comentários