Faculdades de Medicina da região participam de estudo epidemiológico sobre Covid-19 no Estado
Pesquisa quer identificar a proporção de casos em oito regiões gaúchas, incluindo a de Passo Fundo
Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação IMED
Três universidades da região vão participar do estudo populacional sobre a pandemia da Covid-19, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas. O trabalho, que iniciou nesta semana, é um pedido do Governo do Estado e visa identificar a proporção de casos de infecção pelo coronavírus, incluindo pessoas assintomáticas, e a evolução da doença em oito regiões do estado: Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul/Lajeado e na região metropolitana de Porto Alegre.
Com os dados será possível descobrir qual parcela da população gaúcha foi contaminada, quantos desenvolveram a doença ou são assintomáticos e qual é a taxa real de letalidade (a proporção de mortos em relação ao total de doentes). Além disso, os resultados servirão de subsídio ao poder público na tomada de decisão quanto as políticas de restrição e saúde pública, uma vez que fornecerá informações sobre o estágio da epidemia no RS e uma estimativa de sua progressão.
Ao todo, serão testadas 4.500 pessoas, a cada quinze dias, em quatro ciclos, totalizando 18 mil análises. O estudo consiste em um teste rápido de Covid-19, para análise da presença de anticorpos contra o vírus e uma entrevista. A coleta dos dados está sob gestão do Instituto de Pesquisa de Opinião (IPO). Em Passo Fundo, o estudo será conduzido pela IMED, com atuação também da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Universidade de Passo Fundo. O projeto, que poderá ser ampliado nacionalmente, por solicitação do Ministério da Saúde, é coordenado pelo pesquisador e reitor da UFPel, Dr. Pedro Hallal. Em Passo Fundo, estão à frente do estudo os pesquisadores Dr. Jeovany Martínez-Mesa (IMED), Dra. Shana Ginar da Silva (UFFS) e Dr. Kauê Collares (UPF).
Comentários