Demanda por doações de sangue aumenta no Hemopasso
Interdição do banco de Erechim intensifica ainda mais a necessidade de doações
Ao mesmo tempo em que nos meses de dezembro e janeiro aumenta a demanda por sangue nos hospitais, cai o número de doadores por causa das férias e festas de fim de ano. Em Passo Fundo, nos últimos cinco meses, a queda nos estoques das doações chegou a 40% conforme afirma Alexandra Mazzoca, coordenadora do setor de coletas do Hemopasso.
E neste final de ano, o hemocentro de Passo Fundo enfrenta um momento ainda mais difícil. O banco de sangue de Erechim teve os serviços da unidade suspensos, por determinação do Ministério Público, em função da inadequação das condições sanitárias do local, depois de uma pessoa ter sido infectada com o vírus HIV em uma transfusão . Assim, o Hemopasso passa a atender mais 32 municípios e a necessidade do cadastro de novos doadores se torna mais urgente.
Apesar de a comunidade estar atendendo ao apelo pela crescente demanda, o número de doações ainda pode ser considerado baixo e, segundo a Alexandra, o estoque se normaliza com melhor eficiência se mantida a média de doadores diária.
Quem já é doador ou pretende doar deve procurar o Hemopasso.O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30 e aos sábados, das 7h às 11h. Agendamentos e informações pelo fone (54) 3311 5555.
Requisitos básicos para doar:
-
Estar em boas condições de saúde.
-
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
-
Pesar no mínimo 50kg.
-
Estar descansado;
-
Estar alimentado;
-
Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
-
Não ter ingerido bebeida alcoólica 24 antes da coleta
Ouça a entrevista na íntegra no player de áudio
Comentários