Papa canoniza em 15 de outubro os primeiros mártires brasileiros
O Vaticano confirmou que o Papa Francisco canonizará os 30 “mártires do Rio Grande do Norte” no dia 15 de outubro. A cerimônia será realizada na Praça São Pedro e começará às 10h15 (6h15 no horário de Brasília
Foto: Divulgação
O papa Francisco canonizará no dia 15 de outubro, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, os primeiros mártires brasileiros, os sacerdotes André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o laico Mateus Moreira, além de outras 27 pessoas assassinadas em 1645.
O Vaticano confirmou nesta quarta-feira (27) que o Papa Francisco canonizará os 30 “mártires do Rio Grande do Norte” no dia 15 de outubro. A cerimônia será realizada na Praça São Pedro e começará às 10h15 (6h15 no horário de Brasília).
Durante a missa, o Pontífice declarará santos os beatos Ambrósio Francisco Ferro, André de Soveral e Mateus Moreira e seus 27 companheiros, mortos em 1645 em dois ataques em julho e em outubro daquele ano. Todos foram mortos por holandeses calvinistas nos chamados Massacres de Cunhaú e Uruaçu, que aconteceram nas atuais cidades de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante, ambas no Rio Grande do Norte.
A notícia da canonização do grupo foi anunciada no dia 3 de abril deste ano pelo Papa. A história do grupo é contada no livro “Beato Mateus Moreira e seus Companheiros Mártires“, do monsenhor Francisco de Assis Pereira.
Comentários