Chuva cancela procissão da Paixão e Morte de Cristo em Caxias do Sul
A celebração aconteceu no interior da Catedral diocesana com a Via-sacra
Foto: José Theodoro
A celebração da Paixão e Morte de Cristo este ano em Caxias do Sul aconteceu dentro da Catedral diocesana, por causa da chuva. Iniciou às 14h com a celebração da Palavra, preces e orações, presidida pelo bispo diocesano Dom Alessandro Ruffinoni e alguns sacerdotes. Depois, por volta de 15h iniciou a Via-sacra com a narração e reflexão das 14 estações. Esta celebração, que tradicionalmente acontece nas ruas centrais da cidade durou menos de uma hora.
Este ano ao contrário dos demais quando acontecia a procissão, o bispo optou por fazer a homilia ainda durante a celebração da Palavra, ao invés de proferi-la no encerramento da procissão. Na homilia, dom Alessandro destacou a mensagem de Jesus Cristo, que passou pela experiência da dor, para mostrar a misericórdia de Deus para com seus filhos. Lembrou que a dor de Jesus ainda permanece presente nos dias atuais, quando as pessoas são injustiçadas.
O bispo destacou ainda a campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, que apoia-se em Amós 5,24. O objetivo principal da iniciativa é chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.
Uma das grandes novidades desta edição da campanha ecumênica, é a participação da Misereor, entidade episcopal da Igreja Católica da Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina. A colaboração acontece em vista do desejo dos organizadores em transpor as fronteiras
Pela quarta vez a Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica. As outras três tiveram os seguintes temas: 2000 – Dignidade Humana e paz – Novo Milênio sem exclusões, em 2005 – Solidariedade e Paz – Felizes os que promovem a Paz e 2010 – Economia e Vida – Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro.
A Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo geral “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”.
Comentários