Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul realizam Assembleia Provincial
A assembleia é representativa, diante do número de frades da província
No dia 22 de abril, em Garibaldi, aconteceu a Assembleia Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do RS. Estiveram presentes frades que compõem a equipes de Animação Fraterna (Guardião, Vigário da fraternidade e Economia); Os Secretariados de: Pastoral, Formação Inicial, Serviço de Animação Vocacional, Meios de Comunicação Social, Administração e Economia; e as Equipes de: Formação Permanente, Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), Mídias Digitais, Irmãos Leigos e Coordenação do Pós-noviciado.
A assembleia é representativa, diante do número de frades da província. A metodologia foi a partilha de cada secretariado e equipe; também com trabalho em grupos para debater alguns projetos aprovados no XXV Capítulo Provincial e que estão no planejamento provincial e comunicações de eventos e atividades provinciais que teremos pela frente.
Conforme o Ministro Provincial frei Álvaro Morés: “A província esteve reunida em Garibaldi através de uma assembleia. O que é uma assembleia? É um encontro familiar nosso de frades, e qual é o objetivo dessa assembleia? É a gente olhar um pouquinho, avaliar a caminhada do dia a dia das fraternidades, da Província, de tudo aquilo que envolve a província, seja na missão, na pastoral, na comunicação e na formação. Em todas as frentes foram levadas em conta uma avaliação e no planejamento futuro o que que é preciso fazer melhor e o que precisa fazer a mais.
Foi um dia muito sereno, muito tranquilo com a participação de praticamente todas as fraternidades aqui representadas, estávamos em 66 frases, então boa parte da província. O resultado a gente sentiu assim: muito sereno, também muito proveitoso, aquilo que surgiu a partir dos debates, dos grupos, das colocações são coisas muito práticas que vão ajudar a nossa caminhada nesse momento tão bonito da vida. Estavam presentes frades jovens, de meia idade, frades com um pouco mais de idade e com mais experiência nesse encontro da gente sentar juntos e escutar um ao outro, rezar um juntos, e ao mesmo tempo se desafiar juntos para o caminhar que temos pela frente.
Paz e bem a todos e estejamos sempre unidos nessa comunhão de amor de prece e também de um ideal de vida. São Francisco nos une e tem para nós um desafio muito importante de criarmos uma verdadeira fraternidade”.
Comentários