Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Romaria de Frei Salvador terá como tema cultivar e guardar a criação

por José Theodoro

Celebração vai acontecer no dia 15 de junho em Flores da Cunha

A 29ª Romaria Vocacional Frei Salvador, acontece no dia 15 de junho em Flores da Cunha. Este ano com o tema “Cultivar e guardar a criação a exemplo de Frei Salvador”. A celebração começa doze dias antes com orações e a romaria das crianças da catequese, que acontece no dia 10 de junho, do centro da cidade até o Eremitério Frei Salvador.

A programação inicia às 9h30 com a celebração Eucarística em frente à Igreja Matriz, com procissão de Corpus Christi e benção do Santíssimo Sacramento. Às 12h acontece o almoço partilhado no Salão Paroquial, onde cada romeiro deve levar alimentos para a partilha no almoço. Às 13h30min inicia a caminhada até o Eremitério Frei Salvador e às 15h haverá Celebração Eucarística com a benção da saúde e distribuição de pãezinhos, mudas de árvores nativas e mudas de hortaliças.

O pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Flores da Cunha, frei Valdivino Salvador, lembra que o tema deste ano para a romaria será feito em cima do tema da Campanha da Fraternidade. Ele destaca ainda a romaria das crianças, que acontece no dia 10 de junho, como novidade, além de outros momentos que serão acrescentados na programação que ainda está em fase de conclusão. É possível que seja incluído algum momento de reflexão sobre a produção ecológica, já que Frei Salvador tinha uma relação muito forte com a ecologia.

Beatificação de Frei Salvador

O Processo de Beatificação do Servo de Deus Frei Salvador Pinzetta, começou ainda em 1977, cinco anos após sua morte, ocorrida em 31 de maio de 1972, com a visita do ministro-geral da Ordem dos Capuchinhos, frei Pascoal Rywalski, aos frades do Rio Grande do Sul. Ele deu ordem aos superiores da Província a introduzirem a Causa de Beatificação de Frei Salvador, que até 1997, andou rápida, com inúmeras entrevistas, com os freis Adelino Pilonetto, Achylles Chiappin, Carlos Coloda e seu grupo, visando escrever as três biografias sobre Frei Salvador por esses três autores. Neste tempo, aconteceu a exumação dos restos mortais e sua trasladação para a matriz de Flores da Cunha e foi instituída a Romaria Frei Salvador.

Depois, a devoção popular a Frei Salvador continuou; as romarias tiveram sequência, sem interrupção, mas o processo jurídico de beatificação ficou sem um coordenador oficial, sem um postulador. Em fins de 2007, o ministro-provincial, frei Álvaro Morés, indicou dom frei Ângelo Domingos Salvador, que estava retornando à província, como postulador local, a fim de retomar o processo jurídico, com o aproveitamento de tudo o que havia sido feito até então.

Os autos originais, em duas cópias autênticas, do inquérito diocesano sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do Servo de Deus, Frei Salvador Pinzetta, já estão em Roma, na congregação das Causas dos Santos. Tais documentos foram levados para Roma pelo Portador, Dom Frei Ângelo Domingos Salvador. Dom Frei Ângelo viajou dia 26 de outubro de 2012, levando toda a documentação para o vaticano, onde se encontra em análise.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais