País celebra a padroeira
Eventos focam os 300 anos da aparição, que ocorrem em 2017
Em 2017, o Brasil deverá viver um dos momentos religiosos mais importantes de sua história – a celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba, em São Paulo. A devoção diante daquela imagem negra se expandiu de tal forma que Nossa Senhora Aparecida foi declarada padroeira do Brasil e o seu santuário, em Aparecida do Norte, é um dos mais visitados do mundo. Em 2014, a cidade de Aparecida acolheu 12,225 milhões de romeiros, número tão expressivo que fica atrás apenas do registrado em Guadalupe, no México, o centro mariano mais visitado do planeta.
A festa da padroeira, no dia 12 de outubro, é reverenciada em todo o país com grandes celebrações. No santuário nacional, a novena preparatória iniciou no sábado 3, motivada pelo tema da festa deste ano: Maria: Mãe que nos conduz a Jesus!”. No dia 12, estão programadas diversas missas e celebrações, com transmissão pela TV Aparecida, Rede Católica de Rádio. Rádio Aparecida e pelo portal A12.com. Destaques para a missa das crianças às 7h, celebração solene às 9h, consagração solene às 15h, procissão às 18h e missa de encerramento às 19h, presidida por dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA) e encerramento com show pirotécnico.
Passo Fundo
A padroeira do Brasil não é celebrada apenas no santuário Nacional, mas em inúmeras comunidades. Somente a diocese de Caxias tem cerca de 30 comunidades-igreja dedicadas a ela. Em Passo Fundo, ocorre uma das maiores manifestações a Nossa Senhora Aparecida – a 35ª romaria. O evento será realizado no dia 11 de outubro e marcará o início da peregrinação da imagem de Aparecida às 53 paróquias e mais de 800 comunidades nos 47 municípios abrangidos pela arquidiocese. A visita iniciará pela paróquia de Tapera e Carazinho será a última a receber a visita da imagem, de abril a julho de 2017.
A 35ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida percorre um trajeto de cerca de 7 km entre a catedral de Passo Fundo e o santuário. A programação prevê missa na catedral às 7h, início da procissão às 8h, missa campal no santuário às 10h30, e bênção aos romeiros às14h30. No dia 12, no santuário, as celebrações prosseguem com diversas missas.
Comentários