Saúde, mobilidade urbana, política e mais: as pautas do prefeito reeleito Adiló Didomenico (PSDB)
O político esteve na Tua Rádio São Francisco, no programa Conectando Esperança desta terça-feira (29/10), abordando temas como reeleição, ações para o próximo mandato e áreas prioritárias
A Tua Rádio São Francisco, por meio do programa Conectando Esperança, recebeu Adiló Didomenico (PSDB), prefeito reeleito no último domingo (27/10), para um bate-papo. A conversa abordou a continuação do mandato, mas também as perspectivas para os próximos quatro anos à frente da Prefeitura de Caxias do Sul.
- Confira o programa clicando AQUI
Em quase 40 minutos, frei Jaime Bettega e o coordenador de Jornalismo da Tua Rádio São Francisco, Daniel Rodrigues, conversaram com o político a respeito de diversos eixos temáticos. Confira abaixo as principais respostas de Adiló Didomenico:
Mobilidade urbana:
“Agora temos que cuidar de assuntos como o transporte coletivo, um tema urgente, pois ouvi em vários bairros as reclamações sobre horários, em que pessoas ficam 1h na parada esperando o ônibus. Precisamos sentar e colocar em prática o Planmob (Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana). É necessária muita paciência para a implantação, pois aquilo que traz conforto para a maioria dos cidadãos, pode, por exemplo, mudar o roteiro do ônibus de alguém, e trazer reclamações. ”
Saúde:
“Vem aí mais quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que estão em processo de licitação: a Vila Romana, no Desvio Rizzo, a Estrada do Imigrante, a Vila Cristina e a Caminhos do Meio, no Loteamento Victório Trez. E também está no nosso plano de governo, mas é um processo mais demorado, mais lento, porque tem que ir em busca de recursos, que é a nova UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) da Zona Sul para desafogar a UPA Central.”
“Estamos pensando em fazer uma nova Central do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no bairro Jardim América, ao lado da unidade da Polícia Civil. ”
Papel do vice-prefeito no próximo mandato:
“Com o Néspolo, vamos fazer uma administração a quatro mãos. Ele tá autorizado a sentar na mesa para negociar um assunto, ele tem que sair com a solução, e não pensar: ‘ah, eu vou consultar o prefeito’. Previamente, a gente já combinou até aonde podemos ir. O Néspolo tem toda a autonomia pra fazer isso.”.
Primeira ação em 2025:
“Vamos mandar esse projeto ainda em janeiro para a Câmara de Vereadores, com o intuito de fazer o enxugamento de algumas secretarias, abrindo espaço para a Secretaria da Zeladoria, o escritório em Brasília, além da criação do cargo de secretário-adjunto para algumas secretarias, pois há pastas grandes que necessitam desse profissional.”
Comentários