Comunidade é convidada a opinar sobre mobilidade urbana em Marau
Audiência pública será realizada nesta terça-feira, 30/04
Depois do trabalho de pesquisa por amostragem, o Poder Público Municipal de Marau realiza mais uma etapa da construção do novo Plano de Mobilidade Urbana da cidade. Os dados e indicativos que constarão no documento serão apresentados à população nesta terça-feira, 30/04, em audiência pública, que acontece às 9h, no Hall da Casa da Cultura.
Mobilidade Urbana é o conjunto de condições criadas para que as pessoas possam se locomover, com segurança, na cidade, sejam elas motoristas ou pedestres.
Para tanto, a Prefeitura elaborou minucioso estudo para tornar Marau uma cidade mais organizada, segura e que permita a adequada locomoção de todos. Os estudos passaram por inúmeras etapas que incluíram visitas domiciliares, digitalização dos dados coletados e inventário físico de calçadas, sinalizações, paradas de ônibus, entre outros. Segundo Andréia Durante, assessora jurídica do Governo Municipal, a pesquisa realizada compila informações de aproximadamente 1400 amostras, que permitem um diagnóstico de como as pessoas se movimentam e se locomovem em Marau. Ouça a entrevista no player de áudio.
De acordo com o prefeito Iura Kurtz, a importância do plano requer que a população se organize para estar representada na audiência desta terça: “Por influir diretamente na vida de todos a proposta deve ser elaborada de forma participativa e transparente, garantindo que os investimentos e o planejamento ocorram de forma ordenada e levem em conta as reais necessidades das pessoas".
Todos os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes estão obrigados a elaborar seu Plano de Mobilidade Urbana. Esse estudo não se resume apenas às ações voltadas à melhoria do trânsito. Também abrange, necessariamente, várias políticas públicas que influenciarão diretamente na melhoria da qualidade de vida de toda a população.
O Plano de Mobilidade Urbana proporciona a locomoção com segurança e fluidez de todos os tipos de veículos, bem como dos pedestres, em suas diversas modalidades. Além disso, busca priorizar a preservação da vida, do meio ambiente e da paisagem urbana. Também é o instrumento para assegurar acesso amplo e democrático ao espaço municipal, garantindo acessibilidade universal e circulação ordenada de pessoas e mercadorias.
Todas as propostas que forem apresentadas na audiência pública serão analisadas antes da elaboração da proposta final que, antes de entrar em vigência, precisa passar pela apreciação dos vereadores. Com a obtenção da aprovação pelo Poder Legislativo, o novo Plano de Mobilidade Urbana começará a ser colocado em prática.
Comentários