Contratação de cunhada do prefeito Daniel Guerra para cargo de chefia na UPA Zona Norte é criticada na Câmara
Baixar ÁudioDiante dos fatos, parlamentares solicitam que Comissões acelerem a tramitação do projeto de lei antinepotismo
O vereador Rafael Bueno (PDT) repercutiu na sessão ordinária desta terça-feira (27) mais um caso de atuação de parentes do prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (PRB), em serviços ligados ao Município. Desta vez, o fato envolve a cunhada do chefe do Executivo, Karine de Souza Paes Guerra, que foi contratada pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH), para gerir o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte (UPA Zona Norte). O caso foi revelado pela Rádio Caxias nesta terça.
O IGH é uma empresa terceirizada que atua na gestão da UPA Zona Norte, e que contrata de forma independente os trabalhadores, portanto, Karine não tem vínculo direto com a prefeitura. Mas, o fato foi duramente criticado por Bueno que também mencionou outros casos de contratações de parentes dentro da administração Guerra. “Que qualificação tem esses CCs, os parentes do Daniel Guerra, pra estar ocupando a prefeitura? Mais de R$ 100 mil mensais são gastos, botados no lixo, pra parentes ligados ao Daniel Guerra”, questionou.
O vereador Elói Frizzo (PSB) também se manifestou sobre o caso e pediu que o projeto de lei da bancada do PSB, que visa impedir a ocupação de cargos em comissão (CCs), na municipalidade, por cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau da autoridade nomeante, seja enviado para votação na Câmara o mais rápido possível. “Em que pese às denúncias, o governo faz de conta que nada é com eles. Então peço aos colegas vereadores da Comissão de Constituição e Justiça, que dê o parecer com relação ao projeto que a bancada do PSB apresentou de regulamentar essa questão dos Cargos de Confiança, que a gente coloque em discussão na Casa, esse projeto, o mais rápido possível e acabar com essa nomeação de parentes no Executivo municipal”, afirmou.
Já o vereador Rodrigo Beltrão (PT) classificou a conduta do governo Guerra como um desrespeito à população: “Cada vez mais esse governo demonstra um desrespeito, um jeitinho nunca antes visto. Porque agora, além de empregar um conjunto de pessoas no IGH, é a farra dos FGs [Funções Gratificadas], é a farra dos sobre avisos, algo nunca antes visto”.
Ouça a notícia no link acima da foto.
Comentários