Vereador propõe redução de 20% no salário dos parlamentares
Menos 20% nos salários de R$ 9.522,29. Essa é a proposta do vereador Renato Nunes (PRB), que sugeriu a redução na sessão desta quinta-feira (28) causando surpresa em plenário. O vereador entende que, se o momento é de crise, os parlamentares poderiam começar a reduzir custos do próprio bolso.
"Não estou aqui por dinheiro. Alguns se manifestam dizendo que na iniciativa privada ganhariam o dobro, o triplo, então se não é por dinheiro...ouvimos muita contradição!", disse.
O vereador Washington Cerqueira (PDT) disse que apoiaria, mas só se a redução fosse de 80%. O vereador Nunes disse à reportagem que Washington defendeu a ideia porque é rico e repleto de bens.
Guila Sebben (PP) entende que a redução é inconstitucional e diz que parte do seu salário é destinado a entidades. "É imoral! Temos um bom salário, mas na iniciativa privada eu tinha remuneração maior. Agora, a questão é inconstitucional e o trabalho quando bem exercido deve ser valorizado!", disse.
Para a reportagem, o vereador Flávio Dias (PTB) argumentou que os vereadores de Caxias do Sul não recebem 13º e nem férias. "Se ele dinheiro sobrando que devolva para quem quiser! Eu tenho que sustentar meus filhos. Em outros lugares têm 13º e férias e ganham mais que nós aqui", disse
Em março, os vereadores aprovaram o repasse inflacionário de 5,26% aos salários. Na ocasião, o vereador Renato Nunes não votou e o líder da sua bancada, Daniel Guerra, votou favorável.
Conforme o Regimento, os vereadores não podem decidir sobre os salários para a mesma legislatura, que dura quatro anos. Se acatarem à proposta dos 20%, seria possível apenas para os eleitos a partir do pleito de 2016. Conforme Nunes, a economia por mês seria de cerca de R$ 42 mil. (Acompanhe a notícia com as declarações em áudio)
Comentários