Deputados de Marau reforçam pedido de apoio ao Governo Federal para amenizar perdas geradas pela estiagem
Baixar ÁudioEm videoconferência, parlamentares apresentam sugestões à Ministra Tereza Cristina
Os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul foi pauta de reunião entre lideranças estaduais, deputados e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Entidades representativas do setor agropecuário também acompanharam a videoconferência, no intuito de encontrar alternativas de combate à seca que atinge o Estado e acarreta prejuízos na produção de soja, milho e na pecuária leiteira. Ao todo, 394 municípios gaúchos já declararam situação de emergência.
Depois de participar da reunião, o deputado marauense, Sérgio Turra, reafirmou a importância do trabalho da gestão pública frente ao problema. Em algumas regiões, as perdas da safra de verão são consideradas irreversíveis. “Isso tem impacto direto nas atividades econômicas e nas nossas cadeias produtivas”, lembra o deputado.
O deputado Vilmar Perin Zanchin também acompanhou o encontro virtual e destacou que a situação mais crítica ocorre no Norte e Noroeste do Estado. “Em Santa Roa, por exemplo, onde se produz aproximadamente 40% do milho gaúcho, está sofrendo com a falta de chuva que traz prejuízo com reflexo em toda a cadeia produtiva”, disse Zanchin.
Ouça o que dizem os deputados no player de áudio
Entre as iniciativas apresentadas, as entidades sugerem a criação de grupos de monitoramento sobre os impactos da estiagem, incentivo à projetos de reserva de água e irrigação, desoneração tributária de equipamentos de irrigação e a antecipação e reabertura de programas de apoio do governo.
Segundo as lideranças, a ministra, Tereza Cristina, recebeu as sugestões e se comprometeu com o andamento das demandas. Na próxima semana, um novo encontro acontece com o objetivo de alinhar a viabilidade das propostas.
Comentários