Audiência pública vai debater liberação de locais para atuação de Food Trucks em Caxias do Sul
Encontro ocorre na próxima segunda-feira, 28-09, na Câmara
As cozinhas móveis montadas em tipos de caminhão, vans ou motorhomes personalizados ganham cada vez mais espaço em Caxias do Sul. A cidade já conta com a Associação Caxiense de Food Truck composta por nove integrantes. No entanto, para que a atuação dos profissionais da gastronomia seja mais livre, e dentro da lei, uma audiência pública promete começar a resolver a questão.
Na próxima segunda-feira (28), a partir das 13h30, a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária da Câmara pretende reunir a associação caxiense e as secretarias de Urbanismo, Meio Ambiente e, ainda, a Vigilância Sanitária do município.
O presidente da Associação dos Food Trucks, Alexandre Tessari, explica que atualmente eles precisam emitir uma licença prévia para cada local de atuação. A intenção do grupo não é ter local fixo, mas ter espaços liberados para revezamento. “Querendo ou não ainda é uma burocracia e não tem um padrão definido. Tudo sempre é analisado, mas gostaríamos de definir pontos fixos para o nosso trabalho de rotatividade”, disse.
O presidente da comissão, vereador Rafael Bueno (PCdoB), afirma que a presença dos profissionais é mais requisitada em outros municípios da região do que em Caxias. “Ainda tem uma resitência em Caxias justamente por não ter uma legislação específica. Os food trucks são uma inovação que acontece no Brasil e em muitas cidades já existe a legislação aprovada!”, disse
No próximo domingo, 27-09, food trucks da cidade marcarão presença na rua Plácido de Castro, das 11h às 18h.
Comentários