Prefeito de Taquari é eleito presidente da Federação das Associações dos Municípios do RS
Maneco Hassen (PT) toma posse em 8 de julho
A Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou nesta sexta-feira (22/5) a eleição para ratificar o nome dos indicados pelos partidos político para integrar a presidência na gestão 2020/2021. Com 270 votos, o prefeito de Taquari, Maneco Hassen, foi oficialmente eleito como próximo presidente da entidade. Na ocasião, foram contabilizados 287 votos, sendo que brancos e nulos somaram 17 pontos. A posse da nova diretoria acontece no dia 8 de julho, na sede da Famurs. Maneco substituirá o atual presidente, Dudu Freire (PDT), que é prefeito de Palmeira das Missões.
O prefeito de Taquari foi o escolhido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para presidir a Federação até junho de 2021. Ele disputou a indicação com a prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferretti, atual presidente da Associação de Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), e venceu com 40 votos a 31.
A indicação de Maneco Hassen obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no estado. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2016 e 2020. Como o PT foi o quarto partido com maior número de prefeitos eleitos no RS em 2016, obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2020. Antes de Maneco e Dudu Freire, presidiram a Famurs os prefeitos de Garibaldi, Antonio Cettolin, e de Rio dos Índios, Salmos Dias de Oliveira.
Conselho Administrativo – Gestão 2020/2021
Presidente
- Emanuel Hassen de Jesus (PT) / Taquari – Amvat
Vice-presidentes
- Eduardo Buzatti (DEM) / Pejuçara – Amuplan
- Evandro Agiz Heberle (PSDB) / São Jerônimo – Asmurc
- Felippe Junior Rieth (PDT) / Capão Bonito do Sul – Amunor
- Jacir Miorando (MDB) / Água Santa – Amunor
- Leocarlos Girardello (PP) / São Sepé – Amcentro
- Luciano Maronezi (PTB) / Nova Alvorada – Ampla
- Volmir José Miki Breier (PSB) / Cachoeirinha – Granpal
Conselho Fiscal – Gestão 2020/2021
Nesta eleição, além da escolha do Conselho de Administração – composto pelo presidente e sete vice-presidentes –, os prefeitos gaúchos também definiram os seis integrantes do Conselho Fiscal, sendo três titulares e três suplentes. Os candidatos para os cargos foram indicados pelas Associações Regionais.
Foram contabilizados 287 votos válidos, sendo 22 votos em branco e 4 votos nulos.
Titulares
- Edmilson Pedro Pelizari / Pinhal – Amzop – Presidente do Conselho Fiscal
- Vilmar Meroto / Tapejara – Amunor
- Paulo Ricardo Cattaneo / Soledade – Amasbi
Suplentes
- Lirio Antonio Zarichta / Três Arroios – Amau
- Fábio Mayer Barasuol / Boa Vista do Cadeado – Amaja
- Iad Mahoud Abder Rahim Choli / Barra do Quaraí – Amfro
Comentários