Marau participa de encontro com a Confederação Nacional dos Municípios
Baixar ÁudioTemas como Marco Temporal e Fundo de Participação dos Municípios foram abordados
Foto: Reprodução / Mídias socias, deputado estadual Vilmar Perin Zanchin
O prefeito de Marau, Iura Kurtz, esteve nesta semana em Brasília cumprindo agenda junto a Confederação Nacional dos Municípios. No encontro, estiveram presentes deputados, senadores e prefeitos. Também representando o município de Marau, o deputado estadual Vilmar Perin Zanchin. Para a Tua Rádio Alvorada, o chefe do Executivo marauense destacou os principais temas abordados na viagem.
A Confederação realizou uma força tarefa para coletar o número mínimo de assinaturas dos deputados, necessárias para a apresentação de um projeto de lei na Câmara. Segundo Iura, o PL em questão institui o aumento de 1,5% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A verba, se aprovada, seria utilizada como auxílio a hospitais e casas de saúde, visando o pagamento do piso dos profissionais da enfermagem. As assinaturas necessárias foram coletadas, a expectativa agora é para a apreciação do PL.
Ainda, destaca Iura, a Confederação e os prefeitos reunidos realizaram um ato de pressão, para que seja promulgada a lei que impede a União de criar novos programas e ações, sem determinar de onde sairá o recurso para execução. A lei já foi aprovada e depende agora da promulgação do Congresso e da sanção da presidência para ser colocada em prática.
E uma pauta que envolve mais diretamente a região de Marau, também foi discutida. De acordo com o prefeito, foi solicitada a participação da Confederação no apelo para agilizar a votação do Marco Temporal. A tese sugere mudanças na política de demarcação de terras indígenas no país. Segundo Iura, a votação é necessária para garantir a segurança dos produtores rurais da região, que temem a perda de terras para os povos indígenas.
Confira a entrevista com o prefeito de Marau, Iura Kurtz, na íntegra, no player de áudio.
Comentários