Falta de medicamentos para usuários do SUS motiva pedido de informações à Prefeitura de Caxias
Vereadores aprovaram por unanimidade solicitação sobre desabastecimento de remédios nos postos de saúde do Município
A falta de medicamentos nos postos de saúde de Caxias do Sul virou alvo de pedido de informações pela Câmara de Vereadores nesta semana. A solicitação engloba a Central de Abastecimento Farmacêutico e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Prefeitura, que estão sem alguns remédios para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O pedido foi realizado pelo vereador Renato Oliveira e aprovada por unanimidade pelos parlamentares. Conforme a Lei Orgânica do Município, o Executivo terá 30 dias para enviar as respostas ao Legislativo.
De acordo com o vereador, um dos problemas é falta de insulinas para diabéticos. Atentou que, sem o medicamento, há riscos de perda de órgãos, de membros e até óbito. Ele pediu maior atenção aos pacientes do SUS e disse que tem recebido reclamações.
Entre outros pontos, o documento pede quais medicamentos, cuja reposição cabe ao município, estão faltando na Farmácia Básica Municipal; a mesma situação no que se refere à responsabilidade do governo estadual; o prazo para a volta do abastecimento das medicações; tempo médio de espera para atendimento, na central; entre outros questionamentos.
CONFIRA AQUI O DOCUMENTO
Comentários