Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Eleitor deve ficar atento ao protocolo de justificativas eleitorais

por Camila Agostini

Justiça organiza processo eleitoral para os segundo turno

Foto: Arquivo Tua Rádio Alvorada

Às vésperas do segundo turno das Eleições Gerais de 2018, ainda restam dúvidas ao eleitor que se prepara para mais um dia de votação. No dia 28/10, os brasileiros voltarão às urnas, desta vez para a escolha de governadores de estado e presidente da República.

Neste período que antecede mais um pleito, resta à Justiça Eleitoral reorganizar o processo eleitoral e mediar a regularização de situação pendentes, conforme a demanda dos eleitores, principalmente dos faltosos.

De acordo com Rafael Copetti, chefe do Cartório Eleitoral de Marau, neste momento, a procura por serviços tem ocorrido por parte dos eleitores que estiveram impossibilitados de votar no dia 07/10 e não justificaram seu voto na data. “Agora, porém, é preciso lembra que a justificativa deve ser motivada, ou seja, é preciso comprovar, de forma documental, os motivos que impediram o eleitor de votar no primeiro turno. Destaco, e esta é uma dúvida frequente, que mesmo aquele eleitor que não votou e não justificou o voto no dia 07, pode votar no dia 28, desde que esteja, evidentemente, em dia com a Justiça Eleitoral”, destaca Copetti.

Ouça a íntegra da entrevista no player de áudio

Segundo Copetti, as informações falsas permanecem entre as mais expressivas preocupações dos tribunais eleitorais e órgãos que organizam, fiscalizam e realizam as eleições. As chamadas “fake news” tão combatidas no primeiro turno, ainda repercutem em meio a eleitores, sobretudo através das redes sociais. A idoneidade do processo através da urna eletrônica é amplamente defendida por profissionais da Tecnologia da Informação. Conforme reitera Copetti, nesta quarta-feira, 17/10, a comunidade pode participar de uma cerimônia de geração das mídias oficiais e na quinta-feira, 18/10, inicia a carga oficial das urnas para o segundo turno:  “São eventos públicos e abertos para qualquer pessoa. No edital, a previsão é de que a geração de mídias se estenda das 10h às 17h. Das 10h às 18h ocorre a carga, chamada de inseminação das urnas”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais