Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vereadores aprovam requerimentos que solicitam informações ao Executivo sobre o reajuste de tarifas do Samae e sobre a fiscalização da Visate

por Pablo Ribeiro

Requerimentos são de autoria dos vereadores Edio Elói Frizzo (PSB) e Alberto Meneguzzi (PRB), respectivamente

Foto: Pablo Ribeiro

Foram aprovados na terceira sessão representativa do ano da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, realizada na manhã desta terça-feira (17), os três requerimentos propostos. O primeiro solicita informações ao prefeito Daniel Guerra (PRB) sobre o reajuste de tarifas do Samae, proposto pelo vereador Edio Elói Frizzo (PSB), já o segundo, de autoria do vereador Alberto Meneguzzi (PSB), solicita informações ao Executivo e à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade sobre a fiscalização da Visate.

No início do mês de janeiro, a tarifa de água de Caxias do Sul sofreu rejuste de 6,45%. O índice é menor do que os 8,11% aprovado pelo ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT). O prefeito Daniel Guerra derrubou o aumento assinado por Alceu e fixou o reajuste abaixo da inflação. A medida gerou críticas do Poder Legislativo, principalmente do autor do requerimento que pede explicações, vereador Edio Elói Frizzo, ex-presidente do Samae. Segundo ele, será feito o pedido de cópias dos documentos de estudos econômicos e financeiros que determinaram a publicação do decreto de reajuste de 8,11% e também dos estudos que determinaram a redução para os 6,45%. De acordo com o vereador, com os documentos em mãos, deve-se comprovar se o embasamento foi técnico, caso contrário, implicará em renúncia de receitas e coloca em risco a estrutura física e de serviços que o Samae presta à sociedade.

Outro assunto abordado na sessão e aprovado foi o requerimento do vereador Alberto Meneguzzi, que solicita informações a fiscalização do transporte coletivo. Segundo o vereador, o tema foi proposto após denúncias do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, que relataram haver ônibus com número maior do que o permitido por lei, circulando sem operador de sistema. O vereador afirmou que, de acordo com o sindicato, 120 ônibus estariam circulando em Caxias sem o operador de sistema, alguns, inclusive, seriam ônibus convencionais, o que não é perimitido por lei, já que apenas os ônibus menores, os chamados “Midibus” são permitidos.

Os dois requerimentos foram aprovados por unanimidade. O líder do governo na Câmara, vereador Francisco Guerra (PRB) votou favorável em ambos os requerimentos.

O terceiro requerimento aprovado, solicita informações ao Executivo com relação às mudanças no SIM Caxias, de autoria do vereador Rafael Bueno (PDT). (ouça no áudio da matéria)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais