Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Vereadora Denise Pessôa (PT) é eleita presidente da Câmara Municipal para 2022

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Ela será a terceira mulher a presidir o Legislativo caxiense em 129 anos de história

Foto: Divulgação / Tales Armiliato

Após 10 anos, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul volta a ser presidida por uma mulher em 2022. A vereadora Denise Pessôa (PT) foi eleita por 15 votos a 08 para presidir a Casa, durante a sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (15). Ela concorreu com a vereadora Gladis Frizzo (MDB) que também disputava o cargo.

Além de Denise, a Mesa Diretora no ano que vem será composta pela 1º Vice-Presidente, vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), pelo 2º Vice-Presidente, vereador Velocino Uez (PTB), pelo vereador Zé Dambrós (PSB) como 1º Secretário e pelo 2º Secretário, vereador Clóvis Xuxa (PTB).

Segundo Denise, seu objetivo é dirigir o Legislativo com diálogo com todos os parlamentares, bem como reaproximar a população após restrições ocasionadas pela pandemia: “Vamos buscar construir com bastante diálogo com todos os vereadores, mesmo os que não votaram em mim. A ideia é construir uma harmonia aqui na Casa para que a gente possa trabalhar pela população da nossa cidade. Precisamos retomar o contato com as pessoas, pois passamos por dois anos de pandemia em que todos ficaram mais isolados e distantes da Casa do Povo, então precisamos abrir as portas. Vamos retomar projetos como o Câmara Vai aos Bairros, mas também pensar em alternativas novas de participação”.     

Em seu quarto mandato consecutivo na Câmara, Denise será a terceira mulher a presidir o Legislativo caxiense, em 129 anos de história. Anteriormente, presidiram a Câmara Municipal as falecidas vereadoras Rachel Grazziotin (1985/86) e Geni Peteffi (2012). Para Denise, essa representatividade reflete mudanças significativas quanto à participação de mulheres na política caxiense. “Hoje a gente tem a maior participação das mulheres em uma legislatura e isso já vai refletindo na condução da Casa. Temos a presidente e a 1ª presidente na Mesa Diretora, então também é a maior participação de mulheres na Mesa Diretora e isso demonstra o quanto temos avançado. Ainda temos muito o que avançar, mas isso demonstra que esse caminho já está sendo traçado com a participação das mulheres na política”.   

A parlamentar ainda salientou que deve dar continuidade a projetos de melhorias iniciados pelo atual presidente da Casa, vereador Velocino Uez, além de propor novas mudanças. “Como já estamos aqui há algum tempo, já sabemos dos projetos que estavam tramitando conduzidos pelo vereador Velocino, por exemplo, a questão de digitalização dos documentos aqui da Casa. Também vamos pensar em formas para que a população possa contribuir com enquetes e consultas e outros formatos”.

A nova Mesa Diretora toma posse no dia 1º de janeiro de 2022.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais