Caxias do Sul terá Observatório social para fiscalizar investimentos do governo municipal
O Observatório Social do Brasil é uma Organização Não Governamental que monitora os processos de licitação das prefeituras. A ONG atua como uma associação que reúne voluntários para monitorar as compras efetuadas pelo governo e acompanham desde o início do processo licitatório até a entrega do produto.
O integrante da organização no Brasil, Pedro Gabril, esteve em Caxias do Sul nesta segunda-feira, 14-12, para a fundação do Observatório na cidade. Ele destaca que o primeiro passo é alertar a prefeitura caso forem encontrados erros nos processos. A partir disso, se não houver atitude positiva por parte do governo municipal, o grupo fica encarregado de recorrer ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas. (Acompanhe em áudio)
Porto Alegre conta com um Observatório há um ano. Cinco licitações foram canceladas pela administração com o alerta do grupo. O Observatório de Caxias conta com a participação de sindicatos patronais e é coordenado pela diretoria executiva da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.
Comentários