Situação do Presídio de Vacaria volta a ser tratada no governo do estado
Baixar ÁudioDuas propostas para resolver o problema estão em tratativas
Foto: RD Fátima
O secretário de Administração Penitenciária do Estado Cesar Faccioli recebeu essa semana o vereador Marcos Lima (PTB), o promotor de Justiça Luis Augusto Gonçalves Costa e o deputado federal Ronaldo Santini (PTB). Na pauta o Presídio Estadual de Vacaria. Além da superlotação há problemas em relação a hotelaria e vulnerabilidade do entorno da penitenciária e as difíceis condições de trabalho dos servidores públicos.
O secretário prometeu nos próximos dias apresentar um plano de ação. De acordo com o vereador Marcos Lima existem duas possibilidades. Uma que estabelece uma ampliação do Presídio com novas alas. Para esta medida haveria uma oferta de novas vagas e com isso reduziria a superlotação. Parte dos recursos para essas obras já estão assegurados. A outra possibilidade seria construir um novo presídio em outra local mas para isso existe a necessidade da aquisição de uma área. Marcos Lima ressalta que para isso deverá ocorrer uma negociação envolvendo alguma área do Estado.
O secretário de Administração Penitenciária do Estado prometeu verificar com a PGE a situação. A resposta dessa análise deverá ocorrer em um prazo de 30 dias. O valor estimado para construir um novo Presídio gira em torno de R$ 20 milhões e com estrutura modelada poderia ser construído em um prazo que varia de oito a 10 meses. O entrave segue sendo a burocracia. Vereador Marcos Lima espera que este tema possa a voltar a ser encarado como prioridade daqui pra frente.
Comentários