Prefeito de Caxias do Sul prioriza redução de gastos e alterações no trânsito nos primeiros dias de governo
Foto: Divulgação
Daniel Guerra (PRB) assumiu a prefeitura de Caxias do Sul pedindo contingenciamento de despesas e reforçando como prioridade de seu governo a saúde, a educação e a segurança. Na primeira reunião de trabalho com secretários, presidentes de autarquias e empresas públicas determinou o corte de 30% nos gastos de cada secretaria. Solicitou ainda a avaliação de todos os imóveis do município, além da revisão dos contratos de aluguéis e empresas terceirizadas. Viagens para outros municípios gaúchos terão corte de 50%. Para fora do RS precisarão de justificativa e autorização do gabinete. As viagens internacionais foram canceladas.
CCs - Para colocar em prática uma de suas promessas de campanha, convocou os vereadores para uma sessão extraordinária, na quarta-feira 4, para a apreciação de projeto de lei que determinava extinção da verba de representação de 50% dos cargos em comissão da administração direta e indireta e de autarquias e fundações e de 80% do CC de Chefe da Controladoria-Geral de Caxias do Sul. A proposta do Executivo, aprovada por unanimidade pelo Legislativo e já sancionada pelo prefeito, manteve apenas a verba de representação de 50% para o cargo de procurador, seja CC ou servidor.
SIM – O novo governo também promoveu, na primeira semana de gestão, alterações no Sistema Integrado de Mobilidade (SIM-Caxias). Liberou para o trânsito de todos os veículos, em tempo integral, os corredores das ruas Sinimbu e Pinheiro Machado que até então eram de uso exclusivo do transporte coletivo nos chamados “horários de pico”. Também voltam a ser permitidas as conversões à direita na maioria dos cruzamentos dessas duas vias, na região central. Segue proibida a conversão à direita apenas nos cruzamentos da ruas Sinimbu com a Dr. Montaury e da rua Pinheiro Machado com as ruas Visconde de Pelotas e Marechal Floriano.
Contrariada com as mudanças no trânsito, a União das Associações de Bairro (UAB) entrou com uma representação no Ministério Público na tentativa de impedir que as alterações sejam definitivas. A ideia, segundo a entidade, é forçar a prefeitura a apresentar estudo de viabilidade e promover o debate. O ex-prefeito Alceu Barbosa Velho também recorreu ao MP. O órgão começou a avaliar os documentos nesta semana, na volta do recesso.
Água - Daniel Guerra também derrubou o aumento de 8,11% na tarifa de água, que havia sido aprovado pelo ex-prefeito no dia 26 de dezembro. Em novo decreto, estabeleceu reajuste de 6,45%, pois “os novos gestores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) concluíram que o índice proposto pela antiga administração era maior do que o necessário”, segundo ele.
Secretariado
Procuradoria-geral - Leonardo da R. de Souza*
Chefia de Gabinete - Júlio César F. da Rosa
Trânsito, Transportes e Mobilidade - Cristiano de A. Soares*
Educação - Marina Matiello
Recursos Humanos e Logística - Vangelisa F. C. Lorandi
Turismo - Renata A. Carraro
Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Camila S. Sirena*
Urbanismo - Mirangela Rossi
Habitação - Tatiane Cristina Zambelli
Planejamento - Fernando Antônio G. Mondadori
Esporte e Lazer - Marcia R. da Cruz
Codeca - Amarilda Bortolotto
Fazenda - José Alfredo Duarte Filho
Meio Ambiente - Patrícia Rasia
Saúde - Darcy Ribeiro P. Filho
Cultura - Adriana Antunes
Desenvolvimento Econômico - Carlos Heinen
Obras - Leandro Pavan
Segurança - José Francisco Mallmann
Samae - Gerson Panarotto
Festa da Uva - Cleiton De Bortoli*
Fundação de Assistência Social (FAS) - Rosana S. Menegotto*
Ipam - André Francisco Wiethaus
Coordenadoria de Relações Comunitárias - Rafael Henrique G. Bado
Procon - Luis Fernando Del Rio Horn
Coordenadoria de Acessibilidade - Tibiriçá V. Maineri
* Interinos
Comentários