Beto Albuquerque dirige organização internacional socialista até 2018
Pelos próximos três anos, o vice-presidente nacional do PSB, Beto Albuquerque, será o secretário-geral da Coordenação Socialista Latinoamericana (CSL), organização que reúne 12 partidos e movimentos de orientação socialista do continente.
A escolha de Beto ocorreu durante reunião da CSL, no Rio de Janeiro, por unanimidade dos participantes. O encontro discutiu nestes últimos dias, corrupção, transparência e controle social sobre o Estado, com presença de organizações da sociedade civil, como a ONG Contas Abertas e a Transparência Internacional.
À frente da CSL desde o começo do ano, Beto Albuquerque considera como seu principal desafio fortalecer a organização como um espaço de debate e reflexão sobre os governos de esquerda da América Latina e as perspectivas de inovação que os socialistas podem vir a apresentar em seus futuros governos.
Para Beto, mais do que qualquer outro segmento político, a esquerda precisa cuidar da postura ética para evitar o crescimento de tendências conservadoras.Formada por representantes de 11 países, a CSL também definiu na reunião do Rio de Janeiro criar três subsecretarias: a da região dos Andes, que será comandada pelo Partido Socialista do Chile; a do rio da Prata, que ficará com os socialistas argentinos; e a do Caribe, que inicialmente ficará sob responsabilidade do Partido Socialista do Uruguai.
Comentários