Empresa licitada pela prefeitura estaria atuando com resíduos de alto risco ambiental em Ana Rech
Guila (PP) alerta população para não descartar lâmpadas na Codeca
A denúncia, efetuada pelo vereador Guila Sebben (PP) durante reunião da Comissão de Saúde na última semana, diz respeito a possíveis problemas ambientais causados por uma empresa licitada pelo município. O vereador solicita que técnicos da Fepam refaçam a avaliação de licença da Ambyservice, localizada no distrito de Ana Rech em Caxias do Sul.
A organização teria um pavilhão instalado próximo a uma nascente de água e, ainda, atuaria em zona de água prejudicando a represa do Faxinal. A empresa também não teria plena responsabilidade no cuidado com o mercúrio que é solto de lâmpadas descartadas pela população.
As lâmpadas são entregues pela Codeca, mas estas teriam que ser encaminhadas para descontaminação em Santa Catarina. O mercúrio solto no ar pode prejudicar a saúde das pessoas e, inclusive, causar câncer. A preocupação do vereador Guila também é referente à liberação concedida pela Fepam. A empresa já é motivo de processo que tramita no Ministério Público.
A denúncia de Guila causou mal estar na reunião. Presente no encontro, o secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech, ouviu a demanda e garantiu que uma nova fiscalização do caso vai ocorrer por parte da secretaria. Ainda assim, o vereador solicita que a Fepam seja chamada para outra análise da licença. O alerta feito à população é para que lâmpadas não sejam descartadas na Codeca, mas nas lojas em que foram adquiridas, conforme o progressista.
Comentários