Eleições 2018: confira as orientações para o dia da votação
Neste domingo, 07, os brasileiros irão às urnas para eleger o presidente da República, governador, senadores, deputado federal e estadual. Com o dia das eleições chegando, sempre surgem dúvidas sobre o local de votação e o que é permitido levar à seção eleitoral.
Local de votação
Se você não lembra o local em que está cadastrado para votar é só acessar o site tre-rs.jus.br e clicar na aba “Local de votação”.
Documentos
É obrigatório apresentar um documento com foto no dia das eleições. O título não é necessário, mas auxilia na identificação do eleitor. Também pode ser utilizado o aplicativo e-Título, que é a versão digital do título de papel.
Celular
O celular é permitido somente para mostrar o e-Título para os mesários. Na cabine, não pode ser utilizado. Fotos de qualquer tipo são proibidas. Inclusive, não é permitido entrar na cabine da urna com celular ou câmera fotográfica, que pode ser considerado crime eleitoral.
Colinha
A colinha está liberada, inclusive a Justiça Eleitoral recomenda o uso devido ao grande número de candidatos. Primeiro o eleitor votará para deputado federal, depois deputado estadual, senador 1, senador 2, governador e presidente.
Acompanhantes
O Tribunal Regional Eleitoral não recomenda acompanhantes na hora da votação. No entanto, o presidente do TRE Jorge Luís Dall’Agnol disse que é preciso ter bom senso e avaliar a situação, pois muitas vezes os pais não têm com quem deixar os filhos e os levam para votar. Além disso, o TRE alerta que é bom evitar levar animais domésticos no local de votação.
Ajuda a deficientes
As urnas são equipadas para quem têm deficiência visual. Contudo, o TRE ressalta que caso a pessoa tenha algum problema de locomoção, ela pode ser auxiliada por algum familiar ou amigo.
Comentários