Expulsão do Patriota, abertura de inquérito policial e notas oficiais: as repercussões do discurso preconceituoso de Sandro Fantinel
Discurso de parlamentar reverbera nas redes sociais e em noticiários nacionais desde terça-feira (28/02)
As falas preconceituosas do vereador Sandro Fantinel repercutem nacionalmente desde terça-feira (28). Diversas autoridades, como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), repudiaram e classificaram como “xenófobo” o discurso do parlamentar. Nesta quarta-feira (01/03), Caxias do Sul amanheceu com mais reverberações sobre o assunto.
A Câmara Municipal de Vereadores emitiu uma nota dizendo que “não compactua com nenhuma manifestação de preconceito, discriminação, racismo ou xenofobia.”. E salientou que “Em decorrência do pronunciamento do vereador Sandro Fantinel em relação a trabalhadores baianos, na sessão ordinária da última terça-feira (28/02), ressaltamos que foi um posicionamento individual do parlamentar. Não traduz o pensamento e os valores da instituição e nem da totalidade dos vereadores. Também pedimos desculpas ao povo baiano e a todos os migrantes que se sentiram atacados, destacando que são todos muito bem-vindos em nossa Caxias do Sul.”
Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o presidente do Legislativo caxiense, Zé Dambrós (PSB), afirma como “muito triste” as falas realizadas por Fantinel e coloca que o discurso infeliz do vereador traz invisibilidade a pautas que impactam o dia a dia da comunidade caxiense. Segundo ele, ficou “muito feio” para Caxias e reafirma que o pronunciamento do parlamentar não representa o pensamento da Câmara Municipal. (Confira a fala de Zé Dambrós)
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) também lançou uma nota em relação as falas de Sandro Fantinel, que disse que a única cultura do povo baiano é de “viver na praia tocando tambor”. Conforme Didomenico, “não cabe ao prefeito fazer um julgamento de mérito sobre a fala de um vereador, em respeito à autonomia do Legislativo, mas reforçar que Caxias do Sul é uma cidade acolhedora e referência em recepção e capacitação de migrantes”. Ele reiterou que como Executivo “Repudiamos qualquer forma de discriminação e preconceito.”.
A bancada nacional do Patriota, agora ex-partido de Sandro Fantinel, comunicou nesta quarta a expulsão do vereador da sigla. Em nota, o grupo político diz que o discurso de Fantinel está “maculado por grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados, à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem, ao trabalho, já que se referem de forma vil a seres humanos tristemente encontrados em situação degradante.”.
A Polícia Civil de Caxias também abriu um inquérito para apurar as falas de Fantinel. O órgão solicitou à Câmara Municipal de Vereadores acesso às imagens do pronunciamento feito pelo parlamentar.
Comentários