Secretaria de Meio Ambiente realiza coleta de lixo eletrônico em Guaporé
Objetivo é a correta destinação do e-lixo evitando contaminação ambiental
A Organização Internacional do Trabalho estima que a geração mundial de lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, alcance dezenas de milhões de toneladas anuais. O lixo eletrônico possui diversos contaminantes nocivos ao meio ambiente e à saúde .
No Brasil, existem os postos coletores, mercados e revendedores de produtos eletrônicos que aceitam os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE). Apesar de não possuir uma alta tecnologia de reciclagem, o país inicia essa caminhada para intervir na crescente produção de lixo eletrônico. Após a coleta do e-lixo, o processo de reciclagem se inicia por meio de uma triagem - há a separação dos equipamentos em condições de uso (que podem ser doados) dos que não podem ser reutilizados.
Logo, os aparelhos são desmontados, e a carcaça, a bateria, o vidro e as placas de circuito são separados, sendo dado um destino diferente para cada componente.
Nos municípios pequenos, raramente há empresas especializadas neste tipo de reciclagem, e ainda mais raros são os postos fixos de coleta. Por isso, o Poder Público Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, realiza periodicamente a coleta, em campanhas de recolhimento de lixo eletrônico em locais de fácil acesso. Depois, o material é destinado corretamente para a reciclagem.
O descarte, nesta edição, acontecerá nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro, na praça Vespasiano Corrêa, das 9h às 16h.
O que você pode descartar?
Os resíduos computacionais, resíduos eletrônicos ou lixo eletrônico são os termos mais comuns utilizados para denominar todo e qualquer material eletro eletrônico descartado ou obsoleto. Assim, o termo engloba diversos produtos, tais como computadores, aparelhos de televisão, rádios, geladeiras, celulares, dentre diversos outros dispositivos com os quais temos contato diariamente.
O que não será coletado:
Lâmpadas e Pilhas.
Informações na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (54) 3443 5987.
Comentários