Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Bota-Fora Especial contra a Dengue ocorre nesta quinta no bairro Reolon

por Pablo Ribeiro

A comunidade pode descartar itens de grande porte em desuso a partir das 8h no trajeto do transporte coletivo

Foto: Fabiana de Lucena/Codeca/Divulgação

A Operação Bota-Fora Especial Contra a Dengue ocorre nesta quinta-feira (27/04) no bairro Reolon, em Caxias do Sul. A ação é uma parceria entre a Codeca e a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretarias da Saúde e do Meio Ambiente. A comunidade deste bairro pode descartar itens como sofás, colchões, pneus, móveis, madeiras, eletrodomésticos em desuso nas calçadas das ruas do trajeto do transporte coletivo urbano.  Não serão recolhidos entulhos de obras (concreto, tijolo, cerâmica, lajota, pedras). A coleta vai ocorrer das 8h às 16h. Em caso de chuva, a ação será transferida.

Segundo a Secretaria da Saúde, o bairro Reolon é um dos que têm maior número de focos e apresenta risco médio de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, conforme apontou o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (Liraa), realizado de 27 de março a 4 de abril.

O número de focos vem aumentando, por isso a importância de ações conjuntas do Poder Público e da comunidade. A Vigilância Ambiental em Saúde mantém visitas domiciliares pelos agentes de combate às endemias, além do monitoramento periódico de 199 pontos estratégicos, onde há grande probabilidade de formação de pontos de água parada, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos. A Secretaria da Saúde também orienta que a população faça o trabalho preventivo em casa, que consiste na eliminação de quaisquer recipientes com água parada (local onde o mosquito se reproduz).

O número de focos do mosquito transmissor chegou a 494, todos identificados e bloqueados. Esse número é mais da metade do total de todo o ano passado, quando foram encontrados 728 focos. Os casos de dengue importada, ou seja, de pessoas que viajaram para outras localidades e voltaram para Caxias do Sul com a doença, também aumentaram: são 15 em 2023.

BOTA-FORA: A Operação Bota-Fora visa dar o destino correto para objetos e resíduos que a coleta diária não recolhe, evitando assim o descarte incorreto em áreas verdes do município (lixões clandestinos) e a consequente proliferação do mosquito da dengue. Desde a retomada da ação em 2021, dentro do Programa Luz, Cor e Flor, foram beneficiados os bairros da Zona Norte (Santa Fé, Belo Horizonte, Vila Ipê e Cânyon), Pioneiro e Pôr do Sol, Fátima e Fátima Baixo, Planalto, quadrilátero central da cidade e bairros Arcobaleno, Bom Pastor e São Caetano, totalizando mais de 300 toneladas de resíduos coletadas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais